O concelho de Lagoa esteve presente, no passado domingo, na Gala de finalistas do concurso 7 Maravilhas à Mesa, e que foi transmitida em direto pela RTP, a partir da Praia dos Pescadores, em Albufeira. Das 14 mesas finalistas representativas de uma longa viagem pelo património gastronómico de Portugal foram eleitas sete.

A Câmara de Lagoa manifesta orgulho na sua participação, congratula os concelhos vencedores e agradece aos que votaram na mesa do concelho e aos parceiros que, desde a primeira hora, estiveram lado a lado na defesa de um património comum que urge preservar, colaborando de forma dedicada nas várias ações de promoção em torno das propostas gastronómicas de Lagoa: o Restaurante Charneco e a Quinta dos Vales.

Apesar de Lagoa não ter sido classificada entre as 7 Maravilhas, Francisco Martins, presidente da autarquia, manifestou o seu contentamento referindo que “Estamos orgulhosos da nossa participação, pela oportunidade que tivemos de promover a nossa gastronomia, os nossos vinhos, representantes da nossa cultura, da nossa identidade, comprovando que a oferta de Lagoa não se esgota nas praias reconhecidas internacionalmente, nos campos de golfe e na oferta hoteleira de excelência”.

“Ficarão assim sempre presentes na nossa memória os pratos que nos acompanharam ao longo deste desafio: as sardinhas da ‘boa morte’ ‘escondidas na gaveta’, as papas de milho com amêijoas, as lulas cheias e o feijão com couve e carnes da salgadeira, tudo muito bem acompanhado por duas propostas vínicas provenientes da Quinta Marquês dos Vales”, acrescentou.

“Todos são vencedores por aqui terem chegado”, referiu o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, num alusão à riqueza do concurso “que permite a cada português ser um embaixador do seu país”, elevando cada vez mais a culinária a uma arte e a uma das manifestações culturais de um povo.

Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas de Portugal, iniciativa na qual se enquadra as 7 Maravilhas à Mesa, classificou de “fantástico” o balanço do evento após um ano de trabalho árduo e deixou uma palavra de reconhecimento aos municípios, “que garantiram uma base importantíssima de apoio a este evento e sem os quais ele não teria sido possível”.

Depois das 7 Aldeias Históricas e das 7 Maravilhas à Mesa, o presidente das 7 Maravilhas de Portugal aproveitou para revelar o novo projeto: os 7 Melhores Doces de Portugal. Venha então o desafio!

 

Por: CM Lagoa