Nos meses de julho e agosto foram realizados um total de 5268 atendimentos nos 31 Postos de Saúde de Praia, disponibilizados ao longo da costa algarvia pela Administração Regional de Saúde do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Destes atendimentos, 2869 foram para tratamentos e suturas, 782 foram devido a picadas de peixe-aranha e insetos, 899 para medições de pressão arterial, 285 para administrar injeções e 297 para realizar testes de Glicemia, tendo sido registados durante este período 136 encaminhamentos para outras unidades de saúde.

Cerca de 72 % dos cidadãos atendidos nos Postos de Saúde de Praia não são residentes na Região do Algarve (58 % são residentes noutras regiões do país e 14 % são estrangeiros) e os restantes 28 % são residentes no distrito de Faro, percentagens que se justificam dado o elevado número de turistas, nacionais e estrangeiros, que se encontram na região algarvia nesta época do ano.

Os Postos de Saúde de Praia com maior número de atendimentos foram os de Armação de Pera, Ilha da Armona e Ilha da Culatra.

Os Postos de Saúde de Praia, que funcionaram entre 30 de junho e 31 de agosto, têm como objetivo assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, funcionando também como ponto de esclarecimento e de triagem, e, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada, sendo que sete destes Postos (Praia da Rocha; Armação de Pera; Rocha Baixinha; Quarteira; Ilha da Culatra; Ilha de Tavira e Monte Gordo) se mantêm em funcionamento das 10:00 às 18:00 horas até ao dia 16 de setembro.

Os veraneantes podem recorrer aos cuidados de saúde de enfermagem na praia em diversas situações como por exemplo insolações, quebra de tensão arterial, picadas de peixe-aranha ou pequenas feridas/escoriações para receberem tratamento no local, evitando deslocações desnecessárias para alguma unidade de saúde.

 

Por: ARS Algarve