Entre os dias 06 e 09 de setembro, terá lugar a VI Feira da Dieta Mediterrânica, no centro histórico de Tavira, ao longo das margens do rio Gilão e colina genética do alto de Santa Maria. A abertura oficial decorre, no dia 06 de setembro, pelas 18h00, na Praça da República.

Esta edição, inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, tal como as anteriores, resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de Dezembro de 2013, em Baku, com a inclusão de Portugal e da sua comunidade representativa Tavira.

A Feira cumpre objetivos de transmissão dos valores ancestrais da Dieta Mediterrânica, legado das civilizações que originaram a nossa identidade, língua e cultura. Estimula relações humanizadas de cooperação, confraternização entre gerações, partilha de objetivos e recursos comuns. 

O programa de 2018 reflete o trabalho de parceria alargada, com a feira institucional e presença de outros países, de instituições nacionais e regionais, mercado de produtores, mostras botânicas, praça da convivialidade e restauração, provas gastronómicas e petiscos, música e outras artes performativas, poesia, exposições, projeções, visitas ao património e às coleções de fruteiras e muitas outras novidades.  

A feira contará com stands institucionais, mercado de produtores, aconselhamento nutricional e cardiovascular, jardim mediterrânico, exposição de sementes e variedades endógenas, “Vaivém” do Oceanário de Lisboa, atividade física promovida por ginásios locais, carrossel ecológico, homens-estátua, exposições no Museu Municipal de Tavira, conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica.

 

O Mercado da Ribeira e o Mercado Municipal contarão com demonstrações, oficinas e exposições culinárias.

 

Para o público infantojuvenil foi pensado um programa e dois espaços especiais, o Largo do Brincar para os mais novos, onde poderão divertir-se com oficinas, jogos, exposições e muitos espetáculos: teatro de marionetas “João Pateta”, magia, contos tradicionais portugueses, “Ulisses” pela Companhia da Esquina, a música de João Violão e muitas outras surpresas...

 

Na Praça da República atuarão António Zambujo (quinta-feira, dia 06), o andaluz Diego El Cigala, figura destacada do flamenco (sexta-feira, dia 07), a fadista Carminho (sábado, dia 08) e para o fim de festa um concerto a pensar nos mais jovens, com AGIR (domingo, dia 09).

 

O palco do Castelo receberá os italianos Mascarimiri, os gregos Ria Ellinidou & Band “Colours of Greece”, a andaluza Rocío Marquez e os marroquinos AYWA.

 

A Igreja da Misericórdia será palco dos concertos do quarteto Ensemble Med e da jovem pianista andaluza Penélope Carrasco.

 

Na Igreja das Ondas haverá uma viagem pela poesia mediterrânica com Carlos Mota de Oliveira acompanhado por António Candeias, ainda o Duo Mediterraneus e os Suono Cantabile com voz e alaúde.

 

Destaca-se, também, a participação de grupos etnográficos portugueses, Grupo de Pedrinhas de Arronches, Os Ganhões de Castro Verde, Cana Rachada da Azambuja, os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho e a mascarada tradicional dos Caretos de Podence. Haverá participações de ranchos folclóricos, da Banda Musical de Tavira, de grupos de música popular portuguesa, bem como oficinas de danças tradicionais mediterrânicas e o Fado com História, no Largo da Capela de Nossa Sra. da Piedade.

 

A gastronomia mediterrânica estará disponível, nos cinco restaurantes e tascas, na Praça da Convivialidade /Parque do Palácio da Galeria. Aderiram à Feira dezenas de restaurantes do concelho que disponibilizam menus relacionados com a dieta mediterrânica.

 

É possível usufruir, igualmente, de atividades de animação turística, passeios pedestres, de caiaque, bicicleta, etc…

 

Consulte todo o programa em www.cm-tavira.pt e http://dietamediterranica.net/.