O Boavista iniciou hoje a I Liga de futebol com uma vitória sobre o Portimonense, por 2-0, marcando os dois golos na segunda parte da partida, que encerrou a jornada inaugural da prova.

David Simão, aos 47 minutos, e André Claro, aos 90+3, assinaram os dois tentos da equipa 'axadrezada', mas o guardião Helton Leite foi decisivo, segurando a vantagem aos 70 minutos, quando defendeu, com a ajuda do poste, uma grande penalidade de Bruno Tabata (70).

O Portimonense entrou em campo sem quaisquer reforços no 'onze' e com o extremo brasileiro Wellington adaptado à posição '9', depois de o técnico António Folha, em estreia negativa na I Liga, ter perdido o ponta de lança Pires, emprestado ao Penafiel no início da semana passada.

Na equipa boavisteira, foram quatro as 'caras novas' entre as escolhas iniciais de Jorge Simão, incluindo uma dupla de centrais renovada - Raphael Silva e Neris -, além do guarda-redes Helton Leite e do avançado Falcone.

Com as duas equipas com dificuldades em assentar o seu jogo ofensivo no meio-campo contrário, o jogo primou pelo equilíbrio durante a primeira meia hora, em que se registaram apenas duas ocasiões, uma para cada lado, por Dener (três minutos) e Falcone (nove).

A partida só ganhou animação nos últimos dez minutos da primeira parte, em que o Portimonense surgiu mais afoito, mas viu as suas ameaças serem anuladas pelo central Raphael Silva, com dois cortes determinantes em cima da linha de baliza.

O jogador brasileiro cortou um cabeceamento de Hackman que seguia para dentro da baliza com Helton Leite já batido, aos 38 minutos, e impediu o golo de Ruben Fernandes, que desviou de calcanhar na pequena área, três minutos depois.

Após o intervalo, o Boavista parecia melhor, mas colocou-se em vantagem sem fazer muito para o merecer logo aos 47 minutos, num remate colocadíssimo de David Simão, com o seu pé esquerdo, sem hipótese para o guardião dos locais.

Os boavisteiros continuaram 'por cima' e, pouco depois (52), o veloz Rochinha conduziu um contra-ataque perigoso desde o seu meio-campo e assistiu o ponta de lança Falcone, que rematou com perigo às malhas laterais.

O Portimonense 'acusou' o golo adversário, mostrando muita intranquilidade em busca do empate, tanto que nem conseguiu aproveitar uma grande penalidade, aos 70 minutos, por falta de Rochinha sobre Wellington.

Bruno Tabata atirou, Helton Leite 'esticou-se' e defendeu, com a bola a embater no poste e a ressaltar para fora da área.

Depois deste momento decisivo, o Boavista 'fechou-se' ainda mais na defesa da vantagem e os algarvios nunca tiveram soluções para ultrapassar a defensiva forasteira.

Já no terceiro minuto de descontos, André Claro 'selou' o triunfo da equipa de Jorge Simão, isolando-se e 'picando' a bola sobre Ricardo Ferreira.

 

Por: Lusa