por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Ruben André Brázio Martins

Ano nascimento: 2004 (10 fevereiro)

 

 

Não é por acaso que as equipas de futebol de formação do Louletano que melhores classificações alcançaram ao longo dos tempos possuíam no plantel jogadores que se assumiam como líderes, qual prolongamento das diretrizes emanadas pelas equipas técnicas. Repreender assertivamente os companheiros que estão, como se diz na gíria, a “fazer ronha” nos treinos, procurando que todos assumam um compromisso com o grupo, com a equipa, é uma das atitudes dos líderes . É que, e este é o problema nuclear que todos devem interiorizar, o jogador que se “balda”, que não se aplica, não está só a prejudicar-se a ele próprio mas, em última instância, a prejudicar toda a equipa.

Claro que os líderes tem de ser aceites como tal e respeitados; as lideranças por decreto nunca resultaram, na prática, em soluções profícuas.

Numa equipa de futebol, um jogador é aceite como líder de duas formas: pela forte personalidade que denota ou porque é um grande jogador. Se possuir os dois predicados…tanto melhor.

Vêm estas considerações a propósito da equipa de Iniciados do Louletano da presente época de 2018/2019. Após as últimas desilusões: descida do Nacional há duas épocas e a não subida na temporada transacta, a subida ao Nacional de Iniciados é, na presente época, fundamental para o Louletano. Basta constatar as gerações seguintes, com equipas quantitativas e qualitativamente de elevado nível, como são as de jogadores nascidos em 2005, 2006 e 2007, para referenciarmos só os três anos seguintes.

Ruben Martins desde muito jovem, desde os Petizes, que deu nas vistas denotando estar num patamar acima dos seus colegas de equipa. Forte fisicamente, percebendo muito bem o jogo, Ruben, apesar de também poder jogar a lateral, afigura-se-nos como um central ou médio defensivo de alta qualidade, sendo, indiscutivelmente, uma mais valia de alto quilate nesta geração de 2004.

Daí que Ruben, se interiorizar que os treinos são fundamentais para que a performance atingida nos jogos seja elevada e que o êxito depende do compromisso que todos têm com a equipa, Ruben, dizia, pode ter um papel fundamental e decisivo para que os Iniciados do Louletano alcancem o título de Campeão do Algarve e ascendam ao Campeonato Nacional.

Era bom sinal. Importante para a equipa, importante para o Clube e importante para o Ruben, que mais perto estaria da idade adulta e, consequentemente, mais perto estaria o seu futebol de um patamar ainda mais elevado.