Entre os dias 11 agosto e 9 de setembro as «MONTRAS» - Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís regressam às Ruas do Comércio e da Igreja da aldeia de São Luís, concelho de Odemira.

Artistas e artesãos apresentam uma grande diversidade de projetos artísticos nas ruas e nas montras das lojas (em funcionamento ou já fechadas), que se transformam em espaços expositivos que vão dar a conhecer o pulsar criativo da Aldeia. As são entradas gratuitas.

Nos dias 11 e 12 de agosto, das 18.00 às 24.00 horas, a 4ª edição das Montras oferece uma vasta oferta cultural que passa pelas artes plásticas, artes visuais, cinema documental, música, poesia, performances, workshops, artesanato e uma mostra de produtos locais.

As intervenções artísticas nas montras serão visitáveis entre os dias de 11 agosto e 9 de setembro. Para honrar as tradições locais, este ano será promovida uma festa de encerramento das Mo9ntras, a Adiafa, no dia 9 de Setembro.

Este evento é promovido pelo movimento Transição São Luís e a  comunidade local – artistas, artesãos, lojistas e habitantes de São Luís, Ateneu do Catorze, Cultivamos Cultura e a Destilaria do Ferrador, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Luís, Casa do Povo de São Luís e Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense.

O evento Montras é um exemplo de organização comunitária, independente, sem fins lucrativos nem apoios financeiros, durante o qual  a Aldeia de São Luís se transforma num Centro de Artes e convívio. Todos os participantes doam a sua arte ou trabalho de forma voluntária, para fazer acontecer as MONTRAS, com o objetivo de “Estimular a valorização da comunidade da Freguesia de São Luís, a promoção da coesão comunitária e entreajuda, bem como o fortalecimento da resiliência e sustentabilidade local e regional.”

 

Por: CM Odemira