A Câmara Municipal aprovou, no dia 06 de Agosto, por unanimidade, a proposta de atribuição dos apoios ao associativismo, resultante da apreciação das candidaturas ao programa destinado às associações de cariz social, cultural, desportivo e juvenil do concelho.

O programa suporta, de uma forma transparente e criteriosa, as atividades levadas a cabo em conformidade com o Regulamento de Apoio ao Associativismo do Município de Faro aprovado em 2016.

Este ano foi possível atribuir uma verba de cerca de 523.618 euros. Em matéria de associativismo desportivo, as 51 candidaturas validadas recebem um montante global de 267.949 euros; quanto aos apoios culturais, o valor total é de 109.482 euros, a distribuir por 53 candidaturas; já os apoios ao associativismo social foram atribuídos a 27 candidaturas aprovadas, no montante de 121.187 euros. Finalmente, para o associativismo juvenil, foram destinados 25.000 euros a cinco entidades.

Na mesma reunião foram também aprovados apoios pontuais, no montante global de 13.600 euros, relativos a proposituras que não tinham cabimento no Programa mas que, ainda assim, foram consideradas fundamentais para o desenvolvimento do projeto cultural do concelho.

Recuperados por este Executivo em 2015, os apoios financeiros ao associativismo, pretendem criar condições para o crescimento, inovação e descentralização das atividades levadas a cabo pelas coletividades do concelho.

 

Por: CM Faro