A Câmara Municipal de Silves (CMS), através do setor de Ação Social, irá dinamizar no próximo dia 14 de agosto, a partir das 10h00, com o apoio de uma unidade móvel, rastreios dentários no Sítio do Boião (Freguesia de S. Marcos da Serra).

Esta iniciativa é promovida numa parceria entre a CMS, Rede Social, UCC Rio Arade, ARS Algarve e ACeS do Barlavento. 

Esta iniciativa procura diminuir os feitos da dificuldade de acessos, a que se soma os casos de utentes acamados e que por motivos de patologia ou condições económicas particulares, não têm condições de se deslocar ao Centro de Saúde para efetuar um pedido de consulta de Medicina Dentária. É nesse sentido, e atendendo aos constrangimentos a nível de profissionais disponíveis para assegurar a prestação de consultas de Medicina Dentária, surge esta proposta de um alargamento das consultas de Medicina Dentária a utentes nas condições acima referidas, residentes em concelhos mais distantes de Portimão, sem nunca descurar o cumprimento dos critérios de elegibilidade para as mesmas, definidos pela Administração Regional de Saúde do Algarve.

Recordamos, igualmente, que de acordo com o Plano Local de Saúde do Barlavento Algarvio 2017-2020, apresentado no início do presente ano, aumentar a promoção de saúde oral e a prestação de cuidados médico-dentários é uma das principais prioridades identificadas pela população, para os próximos quatro anos. Em 2017, a Direção-Geral de Saúde, com o alargamento do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e respetiva inclusão de Médicos Dentistas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), priorizou esta área como de relevante importância para a Saúde Pública, permitindo que uma camada da população dos concelhos de Vila do Bispo, de Aljezur, Monchique, Lagos, Lagoa, Silves e Portimão (pautada por critérios de risco ou patologia específica) visse estas necessidades suprimidas.

Mais informações deverão ser recolhidas junto do sector de Ação Social da CMS ou através do telefone 282 440 800 (ext.: 2661) ou do endereço de correio eletrónico sasocial@cm-silves.pt.

 

Por: CM Silves