É hoje notícia o estrondoso falhanço do Governo na contratação de médicos para fazer face ao Verão no Algarve. Previstos 67, foram recrutados zero!.

Em 2017 e 2016, já tal tinha sucedido. Abundam os anúncios, falham as concretizações, corroendo a confiança dos cidadãos, desprotegendo-os e colocando o acesso à saúde mais distante dos algarvios e daqueles que nos visitam.

Nos primeiros cinco meses do ano realizaram-se menos 10 % de cirurgias, menos 8 % de consultas, mais 7 % de falecimentos nos hospitais do Algarve por comparação a igual período do ano anterior, bem como o número de queixas de utentes que cresceram 104 % no Algarve e 18 % no resto do país. Todos os principais indicadores de serviço público estão em acelerado retrocesso. A saúde no país está pior, no Algarve está muito, muito pior.

O PSD Algarve tem alertado, de forma serena mas firme, que o Algarve está a necessitar de uma transformação estrutural na saúde e, por isso, é imperioso tomar medidas, desde logo garantir a fixação de médicos na região, contratar enfermeiros e avançar decisivamente para um novo hospital.

Do Governo e dos partidos que o apoiam não só não houve resposta, como não há qualquer iniciativa para resolver o problema. Apelamos a que o Governo torne o Algarve a primeira prioridade na saúde a nível nacional.

Relembramos, por fim, as palavras do Ministro da Saúde, a 11 de Março de 2016, aquando da tomada de posse do Conselho de Administração do CHUA, “a maioria dos probemas do Algarve estarão resolvidos até Maio(2016), não entraremos no Verão (2016) com dificuldades inaceitáveis”.

Instou ainda que se tal não fosse o caso“ a cobrar, por favor, o que é a palavra dada”. É isso que estamos a fazer em nome dos algarvios ao Ministro, a PS, a BE e a PCP.

 

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve