por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Com a chegada dos dias mais quentes, surge o dilema dos buraquinhos na pele.

A celulite é a alteração dos tecidos e da circulação sanguínea, devido ao aumento de células gordas naquela zona e que formam ondulações e cavidades “casca de laranja”.

Nesta edição vou apresentar-lhe as minhas sugestões para prevenir ou melhorar a existência de celulite.

1º MEXA-SE, praticar exercício é uma forma de promover a circulação sanguínea, diminuir a massa gorda e aumentar a massa magra (muscular) o que fomenta a tonificação corporal.

2º - ÁGUA e INFUSÕES – dependendo dos casos, deve existir um consumo que ronde 30ml por kg de peso diário de água. Por outro lado, existem infusões excelentes para prevenir a celulite: Flor de Hibisco, Cavalinha, Dente de Leão, Centelha Asiática são alguns exemplos. A água e as infusões ajudam a drenar e a evitar a retenção de líquidos.

3º- EVITAR GORDURAS SATURADAS E AÇÚCARES SIMPLES – Promova o consumo de gorduras insaturadas – frutos gordos, abacate, azeite e peixes gordos (sardinha, salmão, atum) e de cereais integrais (massa, pão) de modo a reduzir a absorção de gordura, melhorar o trânsito intestinal para evitar distensão abdominal e aumentar a saciedade para que coma menos de cada vez.

4º - SUBSTITUIR O SAL – utilizem ervas aromáticas (tomilho, manjericão, coentros, salsa, alecrim) e especiarias (pimentas, açafrão, cominhos) para incrementar o sabor dos pratos e reduzir o consumo de sal, pois este também é promotor de inchaço.

Como pôde verificar, o que se pretende não é uma dieta restrita, mas sim, uma dieta que estimule a elasticidade dos tecidos, para isso, deve variar imenso nos alimentos e nos métodos de confeção (preferindo grelhados, estufados e cozidos).

Consuma vários lanches leves de hortofrutícolas da época, que possuem antioxidantes e vitaminas excelentes para hidratar e reafirmar a pele.

E por fim, a minha dica mais pessoal: Sumo de ananás e melancia com pepino, hortelã e chá de cavalinha – experimente.