Mais um verão de animação em Altura e como habitual voltam os «Mercadinhos de Verão», uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim em parceria com a Junta de Freguesia de Altura.

Durante julho e agosto as noites em Altura voltam a ser o local perfeito para descobrir os produtos que tornam o nosso concelho e a nossa região num território único, rico e diversificado, promovendo o artesanato e os produtos locais. Junto aos Mercadinhos, aposta-se também na animação musical, que se distingue pela diferenciação e distinção, com uma aposta na cultura musical local.

Os “Mercadinhos de Verão” são umas das muitas iniciativas que o Município promove, associando o turismo e o património numa estratégia de sustentabilidade da cultura e tradição locais. Os Mercadinhos estabelecem-se como oportunidade de negócio para os produtores e artesãos, como forma de escoar os seus produtos, e como montra para os Patrimónios de Castro Marim, respondendo à procura dos turistas, que procuram e valorizam, cada vez mais, aquilo que é identitário e singular no território. Na Zona de lazer da avenida 24 de junho vai conseguir encontrar algumas das formas de artesanato mais representativo do nosso concelho, como a empreita, a cestaria ou a renda de bilros, juntando a isto, os sabores que melhor nos definem, como os figos, o mel, as amêndoas e, sem esquecer, o sal e a flor de sal, ex-líbris do concelho de Castro Marim. 

Os Mercadinhos de Altura são um projeto enquadrado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, sendo apoiado por Portugal e União Europeia e cofinanciado a 70% pelo FEDER.

Os Mercadinhos e animação musical são mais dois ingredientes que juntamos à oferta já existente em Altura, praias de areia dourada, águas cristalinas, oferta gastronómica inigualável e unidades hoteleiras habilitadas para receber quem nos vista neste tempo de Verão. Um destino cada vez mais procurado, cimentado pela estratégia de crescimento cultural bem definida, não só na localidade, como no restante concelho.

 “Iniciativas como estas, de valorização do património e dos recursos locais, abrem caminho à sustentabilidade económica, mas são sobretudo um grande estímulo social, reforçando a identidade e a autoestima da comunidade e potenciando assim uma maior e unificada projeção do território”, realçou o presidente do Município, Francisco Amaral, sobre a criação destes eventos.

Animação de Verão – Calendarização:

11 Julho - Baile com Sérgio Conceição

18 Julho - Fado com Nádia Catarro

25 Julho - Arutla

28 Julho - Festival de Folclore Amendoeiras em Flor

1 Agosto - Banda Musical Castromarinense

4 Agosto - Animação de Rua "O mar que respiramos"

8 Agosto - Perdidos & Achados

16 Agosto - Baile com Grupo Mais 2

29 Agosto - In Versus - Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra

5 Setembro - Escola de Acordeão e Guitarra "Mito Algarvio"

 

Por: CM Castro Marim