Em 65 edições, mais de 120 empreendedores partilharam as suas ideias e revelam potencial da Região

A Beta Talk Portimão celebra no próximo dia 16 de julho, o seu 6º aniversário, numa edição especial a bordo do catamaran Ophelia, para uma conversa ao pôr do sol com os  “gémeos Catarino”, os fundadores da empresa Portitours e, em ambiente de festa,  brindar às boas ideias e ao espírito empreendedor no Algarve que, desde 2012, têm vindo a inspirar estes encontros mensais em Portimão.

A partida para esta “ Beta Boat Talk “ está marcada para as 19h00, no Cais do Clube Naval de Portimão, com embarque gratuito a partir das 18h30 para todos aqueles que quiserem juntar-se ao final de tarde mais inspirador deste verão, sendo para o efeito indispensável a realização de inscrição através https://tinyurl.com/bilhetes-6-aniv-betatalkptm

Os gémeos José Carlos Catarino e Carlos José darão as boas vindas a bordo do seu catamaram Ophelia e irão partilhar e contagiar os presentes com o seu percurso empreendedor, enquanto fundadores da Portitours. Naturais de Silves sempre estiveram umbilicalmente ligados a Portimão e foi aqui que, em 1987, deram início ao seu próprio negócio/projecto e a partir de então não mais pararam de investir e inovar na área do Turismo.

José Carlos Catarino foi o mentor do projeto e desafiou o irmão Carlos para consigo trilhar novos caminhos e navegar por águas ainda por explorar na oferta de produtos turísticos. O turismo sempre fez parte do seu ADN. Tirou o curso na Escola Superior de Turismo em Faro e começou desde logo a trabalhar em agências de viagens, o que lhe permitiu a aquisição de experiência no contacto real com os turistas que nos visitam e a contactar com a realidade algarvia que na altura apresentava várias lacunas na oferta de circuitos turísticos.

Depois de trabalhar sete anos num operador turístico, a Bristish Airways e de ter viajado, constatou que o Algarve tinha uma oferta pouco diversificada o que o levou, aos 25 anos a apostar no desenvolvimento de duas novas áreas de negócio: o Turismo Natureza para dar a conhecer o que de melhor a região tem para oferecer e numa outra vertente, os passeios marítimo- turísticos através da introdução no mercado de experiências inovadoras e diferenciadas que dão a conhecer a beleza e riqueza natural da Região do Algarve, tanto no seu interior como ao longo da belíssima costa algarvia.

PME Líder e Excelência em 2017 a Portitours é hoje uma empresa de referência que oferece um vasto leque de produtos e convida quem nos visita e até os locais a descobrir e viver experiências únicas no Algarve ao longo de todo o ano. Outros projectos estão na forja, porque a filosofia dos fundadores da empresa é investir tanto a nível de recursos humanos como na inovação e criação de novas experiências.

Beta Talk Portimão é “montra” do empreendedorismo algarvio e revela o potencial da região

Desde de Julho de 2012 a Beta Talk Portimão tem vindo a afirmar-se como uma importante “montra” do empreendedorismo algarvio, ao dar a conhecer gente empreendedora que nesta Região dá vida às suas ideias e constitui uma fonte de inspiração para muitos outros. Em mais de sessenta edições, cerca de cento e vinte  empreendedores, contagiaram muitos e muitos outros com os seus percursos de vida, as suas ideias de negócio, atitudes, experiências e visão revelando também o potencial do Algarve para a criação de novos negócios.

Recorde-se que a Beta Talk surgiu no seguimento de uma parceria entre o Município de Portimão e a Beta-I (Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação) tendo este  abraçado o desafio de ser cidade anfitriã da Beta Talk na região algarvia e fomentar mensalmente o espírito empreendedor na comunidade local.

Seis anos depois é a única cidade a nível nacional que atualmente dinamiza este tipo de encontros, continuando a dar voz ao espírito empreendedor algarvio.

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde), a Beta Talk de Portimão tornou-se num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador no Algarve, promovendo no ambiente informal e descontraído do habitual espaço do Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, contactos e partilha de experiências.

As parcerias e o espírito de partilha fazem parte do ADN de um empreendedor e a Beta Talk não foge à regra, tendo contado deste a 1ª hora com o importante apoio do Sul Informação enquanto parceiro de media, para além da colaboração da rádio universitária RUA FM, para além da promoção feita através da rede dos principais agentes ligados ao empreendedorismo na região, nomeadamente a Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia;  ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários; NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve; APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação e GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing.

O envolvimento da comunidade local, nomeadamente os mais jovens, continua a ser uma constante desde o início da Beta Talk, que já realizou sessões especiais no âmbito da Mostra Start Work Portimão, no pólo de Portimão da Universidade do Algarve, na Escola Secundária Poeta António Aleixo (ESPAA), ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, bem como no Centro DUAL de Portimão enquanto que,  ao nível da cobertura fotográfica, conta com a colaboração dos alunos do Curso de Multimédia da ESPAA.

Uma vez que as boas ideias merecem sempre um brinde na Beta Talk Portimão, o mesmo é assegurado pelo habitual apoio dos vitivinicultores locais- Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina, que desde o primeiro momento estabeleceram uma parceria com a Beta Talk, promovendo os vinhos produzidos no concelho.

 

Por: CM Portimão