A Câmara Municipal de Lagoa entregou no final de junho, nas festas de encerramento do ano letivo decorridas nos agrupamentos de escolas do concelho, os prémios decorrentes das Olimpíadas Jovem.

A iniciativa, que permite aos jovens de 1.º Ciclo do Ensino Público do concelho competir em vários encontros e modalidades desportivas ao longo do ano letivo, desenvolve ainda o estímulo dos mesmos para o contacto com a prática desportiva e a adoção de estilos de vida saudáveis.

Ao longo dos três períodos do ano escolar os 10 encontros, decorridos sempre aos sábados, permitiram aos alunos a experimentação de modalidades desportivas consolidadas no concelho, como é o caso do Andebol, Badmínton, Canoagem, Basquetebol, Atletismo, Natação, Futebol e Artes Marciais, e posterior integração em clubes e associações locais.

Participaram nos encontros 147 crianças, acompanhadas por técnicos da autarquia e dos respetivos clubes concelhios, o que corresponde a 16,61 por cento (%) do total dos inscritos do 1º Ciclo do Ensino Público em Lagoa, 80 do género masculino (54,42%) e 67 do género feminino (45,58%).

Para a atribuição de prémios foram tidos em linha de conta o número de presenças nos encontros e as bonificações por: Destaque, Fair-Play e Aproveitamento Escolar. Entre os prémios contam-se vouchers de 50,00€ para compra de material desportivo aos cinco rapazes e cinco raparigas classificados nos primeiros lugares e um voucher coletivo de 250,00€ para compra de material escolar destinado à EB1 de Estômbar, por ter registado o maior número de participantes no evento, tendo em conta a média ponderada do universo de alunos. As Olimpíadas Jovem inserem no Eixo 1 – Desporto para Todos, da Estratégia de Desenvolvimento Desportivo do Município de Lagoa.

 

Por: CM  Lagoa