No âmbito do trabalho que o Município de São Brás de Alportel se encontra a desenvolver, em prol do bem-estar animal, e de modo a ampliar os recursos do Consultório Veterinário Municipal e da parceria existente com a associação «Coração 100Dono»,

na sua intervenção e apoio à população, a Câmara Municipal firmou um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários que permitiu implementar o Programa “Cheque Veterinário”, integrado no Programa Nacional de Apoio à Saúde Animal para animais de companhia.

O Cheque Veterinário visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, à desparasitação e à esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.

Numa primeira fase, o programa está a ser utilizado no concelho, para a esterilização de animais errantes, de modo a evitar a propagação de animais abandonados, incindindo sobre animais que são alvo de intervenção dos serviços municipais incluindo aqueles que são integrados no abrigo de emergência.

O protocolo, em vigor durante um ano, com possibilidade de renovação por períodos iguais, tem como objetivos a promoção da saúde pública, a educação das boas práticas de bem-estar animal, a prevenção do abandono dos animais, o controlo da população animal errante e a diminuição da população animal alojada no centro de recolha oficial.

Um programa que vai ao encontro das políticas municipais de intervenção na área da saúde pública e com os animais em situações carenciadas e/ou errantes.

 

Por: CM S. Brás Alportel