O Grupo Folclórico de Faro é o representante de Portugal na 17ª edição do EuroFolk, em Zamość, um dos maiores e mais prestigiados festivais de folclore da Polónia, de 9 a 16 de julho.

O festival realiza-se em Zamość, cidade com 66 mil habitantes situada no sudeste da Polónia, na Província de Lublin, a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. O seu centro histórico faz parte, desde 1992, da Lista do Património Mundial da UNESCO.

Zamość é o exemplo perfeito de uma cidade renascentista do final do século XVI que ainda mantém o seu plano e fortificações originais, bem como numerosos edifícios que misturam as tradições arquitetónicas italianas com as da Europa Central. A maior parte dos espetáculos decorrerá na histórica e emblemática Praça do Grande Mercado, no coração da cidade antiga da “Pérola da Renascença”.

O EuroFolk é organizado pelo Grupo Folclórico “Zamojszczyzna”, com a colaboração da Casa da Cultura e do Município de Zamość. É um festival certificado pelo CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) - organização com relações consultivas formais com a UNESCO, acreditada em 2012 como Consultora para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. O CIOFF® está hoje representado em 101 países dos 5 continentes, que promovem mais de 300 festivais por ano.

A edição deste ano do EuroFolk conta com a participação de grupos provenientes de 10 países: Benin, Grécia, Canadá, Eslováquia, EUA, Perú, Polónia, Portugal, Sérvia e Ucrânia. A representação portuguesa é assegurada pelo Grupo Folclórico de Faro, que se deslocará à Polónia de 9 a 16 de julho.

O decano dos grupos algarvios é uma presença habitual nos grandes festivais de folclore do mundo. Embaixador da região e do país, acrescenta agora a Polónia à extensa lista de países onde já representou Portugal: Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia e Bélgica.

O Grupo Folclórico de Faro é ainda o organizador do maior festival internacional de folclore do sul de Portugal – o FolkFaro - cuja 16ª edição decorrerá de 18 a 26 de agosto.

 

Por: Grupo Folclórico de Faro