O Museu Municipal de Loulé promove, nos dias 18 e 19 de junho (10h-13h / 14-16h), uma formação em conservação e restauro de papel, integrada nas atividades desenvolvidas pela Rede de Museus do Algarve, aberta aos técnicos de conservação e restauro dos museus, bibliotecas e arquivos da região.

Com componentes teórico-práticas na área da conservação preventiva de documentos gráficos, esta iniciativa pretende ser um espaço de partilha de conhecimentos entre os técnicos dos museus e suas especialidades, reforçando a qualidade técnica das equipas dos museus e do trabalho a desenvolver.

Assim, pretende-se que os participantes fiquem com uma noção do conceito de conservação preventiva e da sua importância na salvaguarda dos documentos gráficos, mas também um conhecimento dos danos mais comuns em documentos gráficos, sabendo implementar um plano de conservação preventiva para a sua conservação.

Ana Rita Alves da Vaza, conservadora-restauradora de documentos gráficos, será a formadora.

No primeiro dia de formação, segunda-feira, dia 18, serão abordados os seguintes temas: o documento gráfico (materiais de suporte – sua composição e metodologia de fabrico e principais problemas de conservação: causas internas e externas de deterioração) e conservação preventiva (controlo das condições ambientais, controlo biológico, manuseamento, higienização e acondicionamento).

Já no dia 19, terça-feira, será feita uma análise de casos práticos com os danos mais comuns de conservação com apresentação de materiais para acondicionamento e limpeza. Será ainda realizada uma intervenção mínima (diagnóstico, higienização, consolidação de rasgões e condicionamento – apresentação de alguns exemplos de acondicionamento).

Os participantes serão convidados a trazer um livro ou documento no qual irão intervir.

 

Por: CML/GAP /RP