Encontram-se concluídos os trabalhos referentes a uma das intervenções previstas na obra de reabilitação da Igreja Matriz de Loulé e que diz respeito à restauração do pórtico deste edifício eclesiástico.

Num investimento de 36 mil euros, o pórtico foi alvo de trabalhos que passaram pela limpeza, restauração e enchimento, dando agora uma imagem renovada a uma das faces mais visíveis deste ex-líbris patrimonial da cidade de Loulé.

Refira-se que, neste momento, ainda está em curso a recuperação dos retábulos das capelas de S. Brás e Nossa Senhora da Consolação, elementos que se encontravam em muito mau estado de conservação ao nível da madeira, da arte azulejar e da pintura mural pelo que se tornou necessária uma intervenção por parte de técnicos de conservação e restauro.

A terceira fase desta intervenção e que diz respeito à recuperação estrutural do edifício, nomeadamente ao nível da sua cobertura, fachadas e torre, encontra-se em fase de projeto e irá resolver algumas anomalias existentes em termos construtivos, funcionais e, sobretudo, de segurança.

Esta obra enquadra-se numa intervenção alargada que a Câmara Municipal tem vindo a realizar em toda a Zona Histórica de Loulé e que terá aqui o ponto mais importante dada a centralidade e relevância patrimonial desta Igreja, classificada como Monumento de Interesse Nacional.

Já durante o Festival MED, que decorrerá dentro de 15 dias, os muitos visitantes esperados neste evento poderão apreciar a nova “cara” da Igreja Matriz, enquanto que no seu interior terão a oportunidade de assistir a concertos de música clássica no MED Classic.

 

Por: CML/GAP /RP