Quarta, 20 de Junho de 2018 |
Escola em Olhão conquista 2º lugar no Power UP

15:38 - 14/06/2018     558 visualizações OLHÃO
Imprimir
A Escola Básica 2,3 Professor Paula Nogueira, em Olhão, conquistou o segundo lugar do projeto Power UP, um desafio sobre educação para a eficiência energética lançado pela Galp nas escolas do 2º e 3º ciclo de todo o País.

Os projetos realizados pelos alunos desta escola - dinamização de aulas de energia aos colegas mais novos, diversas campanhas de sensibilização para práticas de poupança energética e medição da energia gasta pelos diferentes tipos de lâmpadas - foram considerados os segundos melhores, a nível nacional.

Tendo como foco as fontes de energia, a mobilidade sustentável, a pegada energética e as profissões associadas à energia, as escolas do 2º e 3º ciclo de todo o País foram desafiadas, pelo quarto ano consecutivo, a participar no projeto Power UP, da Galp. No universo das 106 escolas aderentes, cerca de 28 participaram no concurso final, que elegeu as três escolas que desenvolveram os melhores trabalhos relacionados com os temas propostos, ao longo do ano letivo 2017/2018.

De acordo com o júri, que avaliou e selecionou os três primeiros lugares no projeto Power UP, os trabalhos realizados pela Escola Básica 2,3 Professor Paula Nogueira, em Olhão, conseguiram o 2º lugar na lista de vencedores, não só pelas atividades de sensibilização desenvolvidas junto da comunidade escolar, como pelas práticas simples de poupança de energia adotadas pelos alunos. 

Entre as diversas atividades realizadas ao longo do ano pela Escola Básica Professor Paula Nogueira, em Olhão, destacam-se:

Dinamização de aula sobre eficiência energética aos colegas do 1º ciclo;

Medição e demostração da energia gasta com diversos tipos de lâmpadas;

Constituição de grupos com a responsabilidade de abrir as cortinas e as persianas no início de cada aula e de apagar as luzes no final;

Campanha de sensibilização para a importância de substituir as lâmpadas fluorescentes pelas economizadoras de energia; 

Substituição de cortinas opacas e escuras por brancas e translúcidas, que facilitam a entrada de luz natural.

Como prémios, a EB 2,3 Professor Paula Nogueira ganhou um cartão Galp Frota no valor de 500 euros, os alunos receberam uma visita pedagógica a um Centro Ciência Viva e ao professor foi entregue um aquecedor a gás Hostspot. Esta escola teve ainda a equipa vencedora com a aula mais criativa e como prémio cada elemento irá receber um tablet. Estes prémios também foram atribuídos ao primeiro e terceiro vencedores do projeto Power UP – respetivamente, a Escola Básica de Rio Arade, em Lagoa, e a Escola Evaristo Nogueira, em Seia.

 

O Projeto Power UP

O projeto Power UP destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e pretende envolver os estudantes, e todos os membros da comunidade escolar, na criação de equipas multidisciplinares e na promoção da adoção de comportamentos mais sustentáveis, associados a um consumo mais eficiente de energia.

Este ano, as primeiras 150 escolas a inscreverem-se receberam uma visita Power UP, que consistiu na deslocação de um monitor para explicar o projeto e inspirar os alunos, apoiando-os na avaliação das necessidades energéticas da escola e no planeamento de atividades.

As escolas aderentes constituíram equipas, tantas quantas desejaram, e ao longo do ano delinearam e puseram em prática ações para a promoção da eficiência no consumo de energia, na escola. Também dinamizaram uma Aula de Energia aos colegas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Como incentivo à participação, este ano a Galp lançou dois desafios temáticos às escolas, de modo a aproveitarem as épocas de maior consumo – Natal e Carnaval - para desenvolverem atividades promotoras da eficiência energética. As três escolas que apresentaram as ações mais criativas, em cada desafio, foram premiadas com uma visita pedagógica a uma instalação industrial da Galp.

Seis jogos online interativos complementaram os materiais pedagógicos do projeto, com os quais os estudantes puderam, por exemplo, saber mais sobre condução eficiente e perceber como funciona a extração do petróleo ou o seu processo de refinação.

No final do ano letivo, foram escolhidas as três escolas com os melhores trabalhos e entregues os respetivos prémios. 

 

Por: Maria Amaro

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos