Consciente do seu papel enquanto sócio da Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, o Município de Alcoutim deliberou no dia 13 de junho, aprovar uma comparticipação financeira a esta associação no montante total de 23.875,73 euros.

A verba destina-se a financiar projetos como o “Promoturis”, plano de promoção turística e cultural, candidato no âmbito do CRESC ALGARVE 2020; o “Valintur”, valorização do interior do Baixo Guadiana, candidato no âmbito do Turismo de Portugal; e o “Uaditurs II”, promoção do turismo sustentável no Baixo Guadiana através do itinerário ambiental e cultural no marco de uma estratégia comum, candidato no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

“O Baixo Guadiana é uma região que queremos afirmar como um destino de turismo de natureza por excelência. Os projetos em geral estão orientados para aumentar o número de visitantes ao território.”, refere o presidente da autarquia, Osvaldo Gonçalves.

A Odiana foi fundada pelos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António em novembro de 1998. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é unir o território através de projetos estruturantes, contribuindo assim para o desenvolvimento económico, social e cultural do Baixo Guadiana, um território que possui recursos endógenos com potencialidades excecionais e cujo elo de ligação é o grande rio do Sul, o Guadiana.

Na linha do desenvolvimento da sub-região do Baixo Guadiana, são várias as ações e projetos desencadeados nos vários domínios de intervenção da Odiana através de candidaturas a programas operacionais regionais, nacionais e internacionais.

 

Por: CM Alcoutim