A Escola Básica do Rio Arade, no Parchal, em Lagoa, venceu, conjuntamente com as escolas básicas n.º 2 de Vialonga (Vila Franca de Xira) e de Ermesinde (Valongo) os projetos «Missão Unidos pelo Planeta (UP)», «Missão Power UP» e «Switch UP» de eficiência energética.

O concurso envolveu 62 mil alunos de 1.473 escolas do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário. Os três programas educativos levaram até às escolas, pelo quarto ano consecutivo, um desafio claro que reflete a urgência de criar consumos energéticos mais eficientes, estimular a mobilidade sustentável, a pegada energética e as profissões associadas à Energia.

Os alunos da turma do 9º B da escola de Lagoa, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, destacaram-se na "Missão PowerUP", onde foram distinguidos, não só pela abordagem de vários temas ligados à eficiência energética (atividades práticas de mobilidade sustentável), como pelo envolvimento e interação com a comunidade (dinamização de aulas aos colegas mais novos), meios de pesquisa e utilização de ferramentas pedagógicas. Entre outras iniciativas, os alunos desenvolveram, com o apoio da docente de Físico-Química, Cristina Jesus, fornos a energia solar e máscaras de Carnaval inspiradas em atividades profissionais relacionadas com a Energia.

Os prémios foram entregues, no passado dia 8 de junho, na Fundação de Serralves, no Porto, deslocação que representou, para alguns alunos, a primeira viagem de avião. A turma da Escola Básica do Rio Arade, acompanhada pela docente responsável e o subdiretor do Agrupamento de Escolas do Rio Arade (AERA), trouxe para o Parchal um cartão Galp Frota (no valor de 500 euros), uma visita pedagógica a um Centro Ciência Viva, hotspots/vales de desconto de combustível (destinados aos docentes envolvidos no projeto) e Circuitos Ciência Viva para os elementos da equipa vencedora.

A este reconhecimento, no âmbito do desenvolvimento de iniciativas sobre a eficiência energética, veio juntar-se o veículo elétrico (Renault ZOE) atribuído ao AERA no âmbito da 1ª fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. A entrega ocorreu no passado dia 13 de abril nas instalações da escola sede, que é a única unidade escolar a receber uma viatura nesta fase do projeto.

A Câmara Municipal de Lagoa felicita a escola e os seus alunos por este prémio nacional!

 

Por: CM Lagoa