Baixa das portagens para pesados é confirmação que promessa não vai ser cumprida - menos de 1 em cada 300 veículos terá desconto na A22

Foi tornado público que o Governo se apresta para fazer aprovar uma redução de até 30 por cento no preço das portagens nas ex-SCUTS, redução que apenas se aplicará para veículos pesados de transporte de mercadorias. Veículos que esses que representam 0,3 % do total de veículos.

Desse modo, apenas menos de um em cada cem veículos que circula na Via do Infante será beneficiado pela medida, sendo que todos os particulares, as pequenas e médias empresas, todos os que não tenham como objeto de atividade o transporte de mercadorias por veículos pesados, ficam de fora desta proposta. É quase uma caricatura, 

O Algarve recorda-se, seguramente, do que foi assumido pelas três forças políticas que são ou apoiam o Governo : PS, BE e PCP. O PS assumiu que se viesse a ser Governo imporia, a título imediato, uma redução de 50 por cento no preço das portagens, o BE e PCP comprometeram-se com a abolição.

Juntaram-se os três, negociaram três orçamentos de estado, e o resultado foi uma redução de 15 % no preço para dos utentes da Via do Infante. Só 0, 3 por cento terá um desconto maior.

O PSD Algarve entende que as condições do país hoje são melhores do que as de 2009 quando as portagens foram decididas e 2011 quando foram executadas e, nesse sentido, é imperioso tomar medidas para desagravar esta elevadíssima fatura que os algarvios pagam e que não tem explicação económica, social, de sinistralidade, entre outras.

As promessas vão caindo por terra. Num tempo que se diz novo, não há uma para o Algarve que tenha visto a luz do dia.

É um padrão: na saúde, na ferrovia, na EN 125, na A22.

 

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve