Comprar uma casa, em qualquer zona do país, vai sempre sair-te mais barato do que arrendar, a longo prazo, segundo contas feitas a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No atual contexto de alta subida de preços no mercado de arrendamento, e desde que tenhas o dinheiro para a entrada da compra do imóvel, ao fim de 18 anos a pagar renda terás a tua própria casa já liquidada junto do banco. Isto mesmo nas regiões onde se vive hoje em dia uma maior pressão imobiliária, com os preços de venda inflacionados face à mediana nacional. 

ECO fez as contas com base nos valores medianos, por metro quadrado, de arrendamento e de venda, para cada capital de distrito do país, disponibilizados pelo INE. No caso do arrendamento, considerou apenas o valor da renda.

Já no caso da venda, tal como o jornal salienta, há dois cenários a ter em conta: o valor da venda, no primeiro; e no segundo, os custos que a propriedade de uma casa acarreta como a prestação mensal do crédito contraído para comprar a casa (incluindo o montante emprestado, juros, seguros e comissões), com base nos cálculos do simulador do Banco de Portugal, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar a cada ano, o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o imposto de selo a pagar no momento da compra.

Tanto no arrendamento como na compra, o diário exclui despesas como água, luz e gás.

Contas feitas

Assim comprar uma casa de 100 metros quadrados em Portugal custa 93.200 euros. Arrendar a mesma casa custa 439 euros por mês. 

Ou seja, antes de completar 18 anos de um contrato de arrendamento, o inquilino já pagou o suficiente para comprar essa casa, se a renda se mantiver nesse período. A maioria dos créditos contraídos junto da banca para a compra de casa é superior a 30 anos, segundo o Banco de Portugal.

E, acrescenta o jornal online, pode demorar-se ainda menos. Em Braga, Santarém e Beja, os inquilinos não chegam a viver 15 anos numa casa para pagá-la em rendas. Já em Lisboa são precisos 21 anos para pagar o valor total da casa em rendas.

Os valores variam de região para região, mas há um traço comum: ao final do mês, mesmo contando com os custos dos impostos, seguros, comissões e juros associados aos empréstimos junto da banca, arrendar custa sempre mais do que comprar. As diferenças de custos chegam a ultrapassar os 60%.

Qual a cidade onde arrendar menos compensa?

As diferenças de custos chegam a ultrapassar os 60%. Lisboa, a zona mais cara do país para arrendar ou comprar casa, é a cidade onde a diferença entre uma e outra opção é menor, de acordo com os cálculos do ECO. Arrendar uma casa na capital tem um custo mediano de 962 euros por mês. Comprar a mesma casa terá um custo mediano de 243.800 euros. Ao fim do mês, contabilizados todos os custos, o proprietário de uma casa em Lisboa terá de pagar, durante 30 anos, 853 euros por mês.

Já no Porto, onde os custos com a habitação também são muito superiores aos da mediana nacional, a renda de uma casa com 100 metros quadrados custa 677 euros por mês. O custo mensal da compra desta mesma casa será de 450 euros por mês, ao longo de 30 anos.

No ponto oposto, Beja é a cidade onde a diferença de custos do arrendamento e da compra é maior: custa mais 68,9% arrendar, remata a publicação.

 

Por: Idealista