O município de Vila Real de Santo António celebra o 44º aniversário do 25 de Abril com um programa que se estende a todas as freguesias e inclui uma sessão solene, atividades desportivas, uma conferência comemorativa e espetáculos musicais e de poesia.

Os festejos iniciam-se com o habitual hastear da bandeira e distribuição de cravos nas três freguesias do concelho.

Às 10h30, terá lugar, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a Sessão Solene da Assembleia Municipal de VRSA, comemorativa do Dia da Liberdade.

Durante a manhã, serão organizadas marchas passeio nas freguesias de VRSA e de Vila Nova de Cacela, com ponto de encontro na Praça Marquês de Pombal e no Largo Manuel Cabanas, respetivamente.

Ao fim do dia, o programa reserva animação nas três freguesias do concelho. Assim, às 17h00, haverá baile em Vila Nova de Cacela. Mais tarde, a partir das 21h30, é a vez de Monte Gordo receber um espetáculo de dança pela Academia de Ballet Contemporâneo, seguido de um baile com Nélson Santos e Zé Aníbal.

Já em VRSA, a sala CA2 assinala o Dia da Liberdade com um momento poético pelos poetas do Guadiana.

Também integrada nas comemorações da Revolução dos Cravos, o Arquivo Histórico acolhe, no dia 27, a conferência «Liberdade e Democracia». A iniciativa é organizada pela Liga dos Amigos do Mestre Manuel Cabanas e contará com a presença de Vasco Lourenço e de outras figuras ligadas aos movimentos de Abril.

Ainda em Monte Gordo, o Espaço Mariani – Casa da Cultura recebe, até ao dia 30 de abril, a exposição de fotografia «E depois do adeus», do fotojornalista Marques Valentim.

As celebrações do 44º aniversário do 25 de Abril são uma organização conjunta da Câmara Municipal de VRSA e das Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela. Todas as atividades têm entrada livre.

 

Por: CM VRSA