Há muitos investidores a chegar a Portugal no âmbito do programa dos vistos gold, ou seja, sobretudo através da aposta no imobiliário. Ainda assim, e depois de instalados, «começam a olhar para outro tipo de investimentos», garantiu o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

“Muitos dos investidores que vieram fazer investimento imobiliário com acesso ao visto de residência, depois de se instalarem em Portugal, começaram a olhar para outro tipo de investimentos, outro tipo de oportunidades”, disse o governante, que falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, citado pela Lusa.

Manuel Caldeira Cabral sublinhou o facto de muitos investidores começarem a “trabalhar para o mercado europeu a partir do mercado nacional”, pelo que “começaram a restabelecer os seus investimentos aqui”.

O responsável salientou o aumento do número de vistos gold concedidos desde que assumiu funções. “Nos três anos anteriores a este Governo – entre 2013 e 2015 – houve um aumento de cerca de 900 vistos gold por ano, já o atual Governo regista um aumento de cerca de 1.400”, frisou.

“Estamos, de facto, com números claramente superiores aos registados anteriormente”, referiu, embora assumindo que quando o novo Executivo assumiu funções o regime de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), em vigor desde o dia 8 de outubro de 2012, “estava bastante paralisado”, nomeadamente devido a processos judiciais em curso.

 

Por: Idealista