Albufeira voltou a marcar presença no «Salon de Maires D Ile de France», evento organizado pela AMIF – Association de Maires d Ile de France, que junta cerca de 1250 municípios da Grande Paris. O evento decorreu entre os dias 10 e 12 de abril no Paris Event Center.

O mercado francês tem sido dos que mais tem crescido no Algarve. Mais voos, maior número de turistas, investimento crescente no setor imobiliário são aspetos que se associam a este mercado emissor onde a presença da diáspora lusa é das mais significativas.

A procura de parcerias com os decisores locais que podem contribuir para aumentar a visibilidade do destino de Albufeira junto das suas comunidades tem levado Albufeira a desenvolver um conjunto de ações, em parceria com a Associação Cívica, entidade que representa autarcas de origem portuguesa ou lusodescendentes, eleitos nos órgãos autárquicos daquele país. A participação no “Salon de Maires D’Ile de France” é mais uma dessas iniciativas.

O Salão junta diversos fornecedores de bens e serviços a municípios, tendo Albufeira marcado presença através de um stand com informação sobre o concelho, num espaço colocado junto ao stand da CIVICA, o que permitiu criar sinergias entre ambos os participantes.

Refira-se que em França, as autarquias organizam diversos programas para os seus cidadãos e são os autarcas que escolhem cada destino. Num país em que a comunidade lusa tem um peso inegável, a presença de diversos portugueses e lusodescendentes em importantes lugares de decisão política pode contribuir para concretizar este importante objetivo.

A Associação Cívica, parceira nesta ação, é liderada por Paulo Marques, autarca lusodescendente eleito na cidade francesa de Aulnay-sous-Bois que, com 83 mil habitantes é a terceira em população do distrito de Seine-Saint-Denis e a sétima da Grande Paris. Nas últimas eleições autárquicas, a Cívica contabilizou cerca de 10 mil candidatos de origem portuguesa.

 

Por: CM Albufeira