Primeira sessão itinerante decorre em Portimão, no próximo dia 20 de abril

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores

O Café Memória faz-se à Estrada é uma nova vertente do projeto para chegar a comunidades onde ainda não está implementado

Primeira sessão itinerante decorre em Portimão, no próximo dia 20 de abril

 

Depois do sucesso que o Café Memória tem tido nos últimos 5 anos, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lançam hoje uma nova vertente deste projeto para percorrer as estradas de Portugal e chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos: o Café Memória Faz-se à Estrada.

Esta iniciativa consiste na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância, já usado em outros contextos e épocas, para ir ao encontro de comunidades ainda não abrangidas pelo Café Memória.

A primeira sessão itinerante irá decorrer no dia 20 de abril em Portimão, com o apoio local do Município no Museu de Portimão, das 17h00 às 19h00.

Posteriormente, o Café Memória Faz-se à Estrada irá visitar muitos outros concelhos do País. Mirandela e Peniche serão os próximos destinos onde decorrerão sessões itinerantes, em datas a anunciar brevemente.

O Café Memória foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica. Conta atualmente com 18 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local.  Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

Visa, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.

Não obstante o enorme crescimento que o projeto tem vindo a alcançar, importa chegar às comunidades locais que vivem fora dos grandes centros urbanos e fomentar mais parcerias locais. Pretende-se informar e sensibilizar as comunidades sobre as demências, de forma descontraída e informal e alargar a abrangência geográfica da Rede Café Memória através da itinerância.

As sessões itinerantes terão um formato idêntico às sessões do Café Memória, com uma duração de 2 horas e poderão acontecer em dias uteis ou sábados. Estas sessões incluem o acolhimento individual de cada um dos participantes, uma dinâmica de apresentação seguida de uma pausa para café para promover o convívio entre todos. Termina com a apresentação do tema “Vamos falar sobre Doença de Alzheimer e outras demências” por dois técnicos que conduzem a sessão. Tal como já acontece no Café Memória, a participação nestas sessões será gratuita.

A propósito do Café Memória Faz-se à Estrada, Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, refere: “É com grande orgulho que lançamos uma nova iniciativa no âmbito do Café Memória. Este projeto tem vindo a manifestar uma relevância notória em todas as comunidades onde já estamos presentes. Com esta nova vertente itinerante pretendemos alargar as ações de sensibilização para a problemática das demências a um número cada vez maior de pessoas”.

José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal, afirma que: “É com enorme entusiasmo que lançamos esta nova vertente do Café Memória, dando resposta aos vários pedidos que têm surgido para chegarmos mais longe e a mais pessoas. Mais um passo importantíssimo para a Alzheimer Portugal que não teria sido possível sem o apoio dos nossos parceiros”. 

 

Por: llorenteycuenca