O Município de Loulé associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinalam no próximo dia 18 de abril, com uma iniciativa destinada às escola e duas atividades direcionadas ao público em geral.

No âmbito do Grupo de Serviços Educativos da Rede de Museus do Algarve, da qual o Município de Loulé faz parte, uma turma do 3º ano de Almancil irá defrontar uma turma do 3º ano de Olhão num Encontro Interescolas do Jogo do Moinho. Trata-se de jogo ancestral de tabuleiro, originário do Antigo Egito, e muito popular no tempo da ocupação árabe e ocupação romana.

Esta iniciativa terá lugar entre as 14h00 e as 18h00, no Museu Municipal de Loulé.

Ao final do dia, pelas 18h00, a Igreja Matriz de São Clemente, em Loulé, recebe a atividade “Conversas com História” sobre a intervenção de conservação e restauro que está a ser levada a cabo neste ex-líbris do património eclesiástico da cidade. Esta atividade será uma conversa com as equipas de conservação e restauro que têm estado a trabalhar na preservação da Igreja Matriz, nomeadamente ao nível dos retábulos e altares.

Ainda integrado neste programa comemorativo, e no âmbito da Exposição Exposição “LOULÉ: Territórios, Memórias, Identidades”, decorrerá em Lisboa, no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos), este sábado, dia 14 de abril, pelas 15h30, uma conversa sobre as memórias arqueológicas entre diferentes gerações de arqueólogas. As escavações arqueológicas realizadas no concelho de Loulé há 40 anos em Corte João Marques (Ameixial) e há 30 anos no Castelo de Salir são o motivo de uma conversa sobre quotidianos, como as estórias ocorridas em escavação, o relacionamento com as comunidades locais, as sensações desses dias de convivência, as ligações afetivas entre os que participavam nas escavações, os acontecimentos em torno das refeições, a animação entre os cafés e os bailaricos, entre outros aspetos. As alegrias destas memórias serão partilhadas por Ana Carvalho Dias, Ana Margarida Arruda, Isabel Inácio, Sónia Pinto e que hoje são reconhecidas arqueólogas, com moderação de Helena Catarino.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.

A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

 

Por: CM Loulé