O mais recente livro de Maria Helena do Carmo, «Destinada à Clausura», será apresentado na Biblioteca Municipal de Lagoa, no próximo dia 17 de Abril de 2018, pelas 18:00 horas.

Este romance histórico, editado pela Arandis Editora, baseia-se na vida da madeirense Maria Clementina de Vasconcelos, tida como a mais bonita freira do Convento de Santa Clara e de toda a ilha da Madeira. Durante 18 anos, a personagem (baseada em factos reais), foi sujeita à clausura no convento, por decisão paterna, vendo-se privada de liberdade pela condição da mulher na primeira metade do Século XIX e pelos conceitos e preconceitos da sociedade madeirense nessa época.

Acompanhando a vida de Maria Clementina de Vasconcelos, o leitor é convidado a conhecer o quotidiano monástico e social madeiranse do Século XIX.

O evento de apresentação contará com um momento musical de acordeão, pelo jovem acordeonista lagoense Luís Mira, que em 2017 conquistou o título de Campeão Mundial de Acordeão na sua categoria.

 

Biografia da Autora:

Maria Helena do Carmo nasceu no Funchal a 12 de Outubro de 1941 e reside atualmente em Porches no Algarve.

Começou a sua atividade profissional como locutora durante os anos de 1960-61 em Goa, foi daí que partiu para Angola, onde anos mais tarde exerceu o cargo de coordenadora de programas da Emissora Oficial de Angola.

É licenciada em História e Mestre em Língua e Cultura Portuguesa – Variante História, na Universidade de Macau. Escreveu a dissertação publicada em 1999 sobre “Os interesses dos Portugueses em Macau na primeira metade do Século XVIII”.

Atualmente é professora na Academia Cultural Sénior de Lagoa, tendo ao longo da sua carreira exercido a função de professora do Ensino Secundário nas disciplinas de História e Português, em países de África, em Macau e Portugal.

Este não é o primeiro livro publicado por Maria Helena do Carmo, que já redigiu obras como ‘Mercadores do Ópio - Macau no tempo de Quianlong’, ‘A Ilha do Ouro, viagem de Emanuel Godinho de Herédia à Índia Meridional’, ‘Bambu Quebrado’, ‘No coração do Algarve’, ‘A Jornada de Mestre Gamboa’ e ‘Estórias de Amor em Macau’.

 

Por: Nuno Campos Inácio