Dando continuidade à concretização do Plano de Revitalização do Centro Histórico, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel avança para a execução da 2ª fase do Projeto de Requalificação do Largo de São Sebastião e Ruas Adjacentes, ...

... que consiste na Requalificação da Rua Gago Coutinho e integra o conjunto de investimentos do município no âmbito Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

O contrato de adjudicação da obra à empresa Construções Pedra Vidraça Algarvia Lda. foi assinado no dia 11 de abril e os trabalhos deverão arrancar já no próximo dia 23.

Porque o envolvimento da comunidade é fundamental na elaboração e execução das ações do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) que integra este projeto. Decorreu no passado dia 9, uma sessão pública informativa, que contou com a participação de residentes e comerciantes, para apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas na sua execução, bem como recolha e partilha de sugestões para as melhores soluções para minorar os impactos no período do decurso da obra.

Esta intervenção envolve um investimento total de 119.354,89€, acrescidos de IVA, com um financiamento comunitário na ordem dos 65%. A valorização e renovação deste arruamento que nos leva, de enorme importância histórica, desde o Largo de São Sebastião até ao coração do burgo antigo da vila é o objetivo principal desta intervenção que permitirá aumentar as áreas pedonais acessíveis, dotar o espaço de novo mobiliário urbano, ordenar o estacionamento automóvel e enterrar os cabos elétricos, devolvendo à rua a sua identidade.

Os trabalhos incluem a remodelação da rede de drenagem de pluviais com localização de novos sumidouros e melhoramento das redes existentes, a substituição dos lancis existentes e a instalação de sinalização horizontal e vertical.

No espírito do plano “São Brás Acessível para todos”, esta requalificação permitirá tornar acessível esta rua a todas as pessoas que se deslocam com mobilidade condicionada, mediante a eliminação de barreiras arquitetónicas e a execução de todos os pavimentos de nível. A faixa de rodagem será em calçada, mantendo as características do Centro Histórico, enquanto os passeios serão rebaixados, em calçada miúda com um circuito em laje de pedra totalmente acessível, e em sintonia com os trabalhos já realizados no Largo de São Sebastião. A mesma sensibilidade motivou a projeção da instalação de todo o mobiliário urbano no mesmo alinhamento. A largura livre será sempre superior a 1.50m.

Melhor mobilidade e acessibilidade para todos os cidadãos e mais segurança rodoviária são prioridades desta obra que tem também uma preocupação maior na preservação da identidade e do espírito do lugar.

Recorde-se que esta rua foi conhecida como Rua São Sebastião até 1922, ano em que recebeu o nome de Gago Coutinho em homenagem ao navegador aéreo de origens são-brasenses que juntamente com o aviador Sacadura Cabral alcançaram no hidravião Santa Cruz o Brasil, naquela que seria primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

A autoria do projeto cabe à arquiteta paisagista Amélia Santos, que em continuidade com a intervenção no Largo de São Sebastião, de  modo a valorizar o património cultural imaterial, nomeadamente a Procissão de Aleluia, eterniza a festa rainha da terra em forma de calçada artística, que poderemos apreciar no local.

O Projeto de Requalificação do Largo de São Sebastião contempla ainda uma terceira fase que será executada posteriormente e que consiste na requalificação do Quarteirão Sul da Avenida da Liberdade.

 

Por: CM São Brás de Alportel