A Câmara Municipal Alcoutim promoveu no dia 9 de abril, pelas 11h00, na Praça da República, junto ao Monumento aos Combatentes, as cerimónias do Dia do Combatente e do 100.º aniversário da Batalha de La-Lys.

A cerimónia contou com a leitura de texto do presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, pelo presidente do núcleo de Vila Real de Santo António, Tenente-coronel Marques Pereira, pela intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves seguida da deposição de uma coroa de flores junto ao monumento de homenagem aos combatentes e realização de um minuto de silêncio.

O Dia do Combatente assinalou-se dia 9 de abril por coincidir com o aniversário da Batalha de La Lys, que teve lugar em 1918, durante a Primeira Grande Guerra, e onde centenas de soldados portugueses perderam a vida.

Esta data foi a escolhida por este Município para prestar homenagem, junto a este monumento, a todos os alcoutenejos que se bateram nos campos de batalha dos diversos conflitos bélicos em que participaram, na defesa da sua Pátria e em prol da Liberdade.

Refira-se que na primeira grande guerra pereceram 5 alcoutenejos, sendo que 2 deles tombaram na batalha de La Lys, a saber Manuel Custódio (natural da freguesia de Alcoutim) e Manuel Henriques (natural da freguesia de Martim Longo).

O monumento, onde decorreu a cerimónia, perpetua os nomes os militares que perderam a vida na Guerra Colonial, pretende precisamente simbolizar o sacrifício dos alcoutenejos que serviram o seu País em tempo de guerra, levantando a memória de todos os que caíram e deram a vida por Portugal.

 

Por: CM Alcoutim