Tavira integra, entre 16 e 20 de abril, a Semana da Ria Formosa, juntamente, com os concelhos de Faro, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa.

Uma iniciativa, com atividades destinadas essencialmente aos estabelecimentos escolares, que visa sensibilizar para as causas ambientais e promover a partilha pedagógica de experiências, assim como desenvolver ações sobre os valores naturais deste território.

A Semana da Ria Formosa pretende fomentar, ainda, parcerias entre entidades públicas, privadas e instituições sociais, numa perspetiva de intervenção no meio. O objetivo consiste em difundir informações, fomentar o conhecimento, as práticas que possam incrementar a consciencialização e o reconhecimento da importância da Ria Formosa, contribuindo para a criação de uma consciência ecológica conducente à preservação do património natural e cultural.

Em Tavira, terão lugar diversas atividades pedagógicas, designadamente visitas temáticas, que abordam questões relacionadas com a Ria Formosa.

Durante esta Semana, o veículo de sensibilização ambiental da ALGAR estará presente, no Mercado da Ribeira, com o intuito de promover ações acerca da temática dos resíduos/reciclagem, cujos destinatários são os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho.

O veículo dispõe de painéis expositivos e interativos e, ainda, vários jogos multimédia de cariz ambiental.

A visita proporciona, ainda, a experiência de um filme 3D, composto por uma animação protagonizada pela mascote da ALGAR o “Cool”. Este tem a duração de cerca de 5 minutos e relata os principais aspetos da recolha, triagem e valorização dos resíduos urbanos no Sistema ALGAR.

 

Por: CM Tavira