A inauguração, que canta com a presença do autor, acontece amanhã, dia 6 de abril, às 17h30, no Arquivo Municipal António Rosa Mendes. Mostra estará patente até 4 de maio no horário daquele espaço camarário.

Esta exposição de pintura da autoria de Paulo Gago foi concebida com base em documentos, informação e materiais usados no tratamento documental. As telas expostas resultam da visão do Arquivo que o pintor foi concebendo ao longo das várias visitas que fez a este espaço municipal.

Debruçando-se sobre temáticas concretas e pormenores de objetos, como é o caso do nastro, usado no acondicionamento dos documentos, ou os clips metálicos, tão nefastos à correta conservação dos mesmos, dá-nos uma ideia das boas e más práticas que se pode ter no que toca à preservação dos documentos em arquivo.

Paulo Gago apresenta igualmente a sua visão de arquivo, através de singularidades que foi captando, não deixando de fazer o contraponto entre o “antes e o depois” no que toca aos vários espaços onde o Arquivo esteve sediado.

O artista nasceu em 1982 em Lisboa. Residente em Olhão, de onde descende e onde desde novo começou a dar os primeiros passos no desenho. Autodidata, sempre teve como objetivo o desenvolvimento das suas capacidades artísticas e ideológicas não se limitando a técnicas, meios ou a condicionamentos, quaisquer que sejam as formas. É apreciador do desafio que cada nova obra lhe apresenta, descobrindo-se assim pouco a pouco.

 

Por: CM Olhão