por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Afonso Miguel Rosa Calvinho

Ano nascimento: 2001 (22 janeiro)

 

 

“Citizen Kane”, um filme de Orson Wells de 1941, difundido em Portugal sob o título de “O Mundo a Seus Pés”, é considerado pelos cinéfilos como um dos melhores filmes de sempre, havendo muitos que o consideram mesmo o melhor.

Na nossa equipa de filmes preferidos, “Citizen Kane” joga de caras a titular, numa equipa que também inclui “Ladrões de Bicicletas” de Vittorio de Sica, “Voando sobre um ninho de cucos” de Milos Forman, “Apocalipse Now” e a saga de “O Padrinho” de Francis Ford Coppola, “A Vida é Bela” de Roberto Benigni, “O Silêncio dos Inocentes” de Jonathan Demme, “Psico” de Alfred Hitchcook, “O Cálice Sagrado” dos Monty Python, “Sacanas sem Lei” de Quentin Tarantino e “Cinema Paraíso” de Giuseppe Tornatore.

Afonso Calvinho é juvenil de 2º ano. Grande referência dos Juvenis do Louletano passou a integrar a equipa de Juniores a partir do momento em que o Louletano se atrasou na luta pelo título algarvio e a consequente subida ao Campeonato Nacional de Juvenis passou a ser uma miragem. Ainda era possível em termos matemáticos mas não racionais. Surge assim a jogar no escalão superior à sua idade, mas não da sua capacidade.

Calvinho, atuando a avançado móvel no esquema de 4x4x2 muito utilizado pelos Juvenis e pelos Juniores do Louletano, tem deslumbrado. A velocidade de pensamento acompanhada pela velocidade de pés que Calvinho exibe é estonteante, conseguindo em curtas brechas arranjar soluções que por vezes parecem mágicas para ultrapassar os sistemas defensivos contrários. Muito veloz e com os predicados que atrás referimos, Calvinho é um autêntico quebra-cabeças para as equipas adversárias. É que Calvinho sente-se perfeitamente à vontade alinhando em zonas mais interiores como se sente no jogo exterior, como um extremo puro. É por isso imprevisível. Até porque o seu reportório imaginativo não tem fim e a sua imensa qualidade técnica (o pé esquerdo é fabuloso) permite-lhe concretizar o imaginado. É, em suma, um daqueles jogadores que abana os jogos, que os eletriza, aumentando a voltagem do jogo; um dos tais jogadores que, só por si, atrai público ao Estádio.

Não é por isso de admirar o protagonismo que Afonso Calvinho tem progressivamente vindo a assumir na equipa de Juniores (ainda há poucas jornadas o Louletano venceu o Campinense por 4-0 com 4 golos de…Calvinho), pelo que, estamos seguros, será um trunfo de monta para que o Louletano supere os difíceis obstáculos que irão surgir nesta fase final do Campeonato do Algarve de Juniores e garanta a subida ao Nacional.

Falando da próxima época, e tendo consciência da importância do atleta na equipa de Juniores, julgamos que não seria descabido, mesmo sendo ainda Júnior de 1º ano, que Afonso Calvinho integrasse o plantel sénior. Com uma racional articulação julgamos que seria proveitoso para todos. Até porque, mesmo não sendo, provavelmente, o melhor jogador do futebol de formação da presente época (Gonçalo Teixeira, Júnior de 2º ano, tem sido titular da equipa principal e, mesmo jogando a ala, tem marcado em quase todos os jogos, assumindo-se como o grande favorito ao Prémio de Melhor Jogador Jovem que a Associação de Futebol do Algarve atribuirá na sua Gala Anual), Calvinho, dizíamos, é um dos maiores ativos do Louletano, fadado para uma carreira de nível elevado no mundo do futebol, o tal mundo que poderá vir a estar a seus pés.