Decorrem os últimos preparativos para mais uma edição do «OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve», que irá decorrer no Pavilhão Desportivo de Albufeira nos dias 9, 10 e 11 de maio.

O evento, que já é considerado um dos mais significativos Fóruns de Educação e Formação no sul do País, irá trazer de novo a Albufeira centenas de expositores, entre universidades, escolas secundárias e profissionais e outras entidades que aproveitam este espaço privilegiado para apresentar a sua oferta educativa e formativa.

O Pavilhão Desportivo de Albufeira prepara-se para ser o palco de mais uma edição do OPTO, um evento que se realiza pelo sexto ano consecutivo, numa organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com a colaboração dos três agrupamentos de Escolas do concelho.

A abertura do certame está marcada para o próximo dia 9 de maio, mas até lá ainda há muito trabalho por realizar. As inscrições estão praticamente encerradas - até ao momento já se encontram inscritos 50 expositores (representando o ensino superior público e privado, agrupamentos de escolas, escolas profissionais, centros de formação, autoridades policiais e de socorro, associações e outras entidades ligadas ao ensino e à formação) - e fazem-se os últimos preparativos no recinto e ao nível do programa de animação, que à semelhança das edições anteriores irá contemplar exibições de artes performativas e de desporto, shows interativos, demonstrações culinárias, oficinas temáticas, atividades de exploração científica e outras demonstrações profissionais.

Entretanto já foram contactados todos os agrupamentos escolares da região, bem como alguns do Baixo Alentejo, com vista a dar conhecimento do programa e incentivar à participação num evento que já é considerado uma mais-valia, sobretudo numa altura em que os jovens se encontram a decidir o seu futuro académico e profissional. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que “esta é uma boa oportunidade para ter um primeiro contacto com o mundo do trabalho e a oferta de produtos e percursos educativos, formativos e profissionais, disponíveis no Algarve e noutros pontos do País”. Carlos Silva e Sousa sublinhou que “se trata de um excelente fórum de discussão e reflexão sobre matérias fundamentais para o futuro da nossa juventude”.

A organização chama a atenção de todos os interessados para a necessidade de programarem antecipadamente a visita ao certame. Para facilitar o transporte dos estudantes e professores, poderão ser obtidos descontos especiais para viagens de grupo nos comboios da CP, de e para Albufeira, em todas as linhas. Os autocarros urbanos GIRO serão gratuitos em toda a cidade e também entre a estação de Ferreiras e o Pavilhão Desportivo, mediante a apresentação de passe próprio emitido pela organização.

 

Por: CM Albufeira