Ser inquilino ou proprietário? Em Portugal, ser proprietário. No resto do mundo? Ser também proprietário, segundo os resultados do estudo da RentCafé. Os dados mostram que apenas 25,2% dos portugueses escolhe arrendar casa. Ainda assim, não são os únicos.

“Em 29 de 30 países analisados, a maioria dos habitantes são proprietários”, refere o estudo. A Suíça é a grande exceção, já que 56,6% da população vive em casa arrendada.

A verdade é que o preço das casas parece não intimidar os portugueses, mais de metade continua a preferir comprar casa. Os juros estão baixos e a concessão de crédito está mais fácil, pelo que sobram poucas dúvidas na hora de decidir. O estudo “Renting Landscape in 30 Countries Around the World” revela mesmo que entre 2010 e 2015 a percentagem de arrendatários em Portugal apenas cresceu 0,4%.

RentCafé

RentCafé

Ainda assim, Portugal não fica sozinho no barco da compra da casa. Esta é, de resto, uma característica dos países do Sul da Europa. Senão vejamos o caso de Espanha, onde apenas 21% da população escolhe arrendar casa, da Grécia, onde apenas 24,9% da população é arrendatária, ou de Itália, cuja percentagem não vai além dos 27,1%. Se subirmos mais a norte, não vamos encontrar números muito diferentes. Na Suécia e na Noruega, por exemplo, ser proprietário é a escolha da grande maioria das pessoas, apesar do arrendamento atrair cerca de 30% da população.

A Suíça é mesmo o único país onde as pessoas preferem arrendar casa em vez de comprar, com uma taxa de arrendamento acima de 50%. Em segundo lugar está Hong Kong (49%).

 

 

                            

 

Por: Idealista