O Algarve volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para apresentar os maiores atrativos turísticos da região aos visitantes, com grande destaque para o Turismo de Natureza, o Turismo Ativo e Desportivo, a Gastronomia e Vinhos e o Turismo Cultural.

De 28 de fevereiro a 4 de março, a Região de Turismo do Algarve (RTA) viaja até ao Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa, com um novo stand promocional de 702 metros quadrados, onde estarão representados os 16 municípios da região e 20 unidades hoteleiras e operadores turísticos. Com design arrojado e linhas contemporâneas, o espaço representa as icónicas falésias e grutas algarvias. Este novo standdestaca-se pela vivacidade das suas cores e a sua luminosidade, características únicas da região.

Para o certame, o Algarve programou um conjunto de iniciativas e momentos de animação que darão a conhecer ao público e aos profissionais do setor a diversidade da oferta turística da região, que pode ser descoberta todos os dias do ano.

O Melhor Destino de Praia da Europa já é reconhecido internacionalmente pela excelência da sua oferta de Sol e Mar, e apresenta-se agora como um destino de eleição para amantes de turismo ativo e de atividades ao ar livre. No dia 1 de março, dia em que a região apresentará as novidades do maior destino de férias do país à imprensa e ao trade, será divulgada a 4.ª edição da Algarve Nature Week, evento financiado pelo CRESC Algarve que tem vindo a atrair cada vez mais adeptos de atividades de natureza ao sul do país. A edição deste ano decorre de 13 a 22 de abril, com um novo formato e uma vasta proposta de atividades e unidades de alojamento a preços especiais. 

Os resultados do projeto Cycling & Walking, do qual o Algarve é região-piloto e que visa aumentar o número de turistas que viajam para este destino com a motivação direta de praticar caminhadas e ciclismo fora da época alta, serão também revelados neste dia, com o objetivo de mostrar as condições únicas da região para quem procura férias ativas a pé ou em bicicleta.

Enquanto destino family friendly, a RTA falará pela primeira vez do inovador Guia de Turismo de Natureza Júnior, que está a preparar para as crianças entre os 6 e os 10 anos. O guia irá incentivá-las a descobrir as áreas naturais do Algarve, as suas principais espécies de fauna e flora, e todos os segredos naturais da região.

A BTL será também palco da apresentação do novo sítio promocional do Algarve. Mantendo-se alojado em www.visitalgarve.pt, o sítio pretende ser um guia de informação útil e prática para quem está a planear visitar a região. Mais intuitivo e com conteúdos dinâmicos, o sítio será uma porta de entrada para a diversidade turística do Algarve, permitindo ao utilizador selecionar e obter facilmente informação sobre o produto turístico mais adequado aos seus interesses. Ainda no domínio do online, serão reveladas as primeiras imagens do sítio institucional da RTA, atualmente em fase de renovação para ter design mais apelativo e conteúdos organizados de forma mais intuitiva.

O Turismo Cultural é um importante atrativo do Algarve e não poderia deixar de ter um papel de destaque na BTL. Assim, no dia 1 de março, os visitantes do stand algarvio serão convidados a saber mais sobre o programa cultural «365 Algarve» e os principais eventos culturais programados até maio.

Surpresa neste dia será a presença de parte do elenco da novela Paixão da SIC no stand do Algarve, sítio onde se apresentará a segunda temporada desta novela rodada na região.

Durante os cinco dias da feira haverá ainda lugar para momentos musicais com a Orquestra Clássica do Sul e para várias experiências gastronómicas no âmbito do projeto Algarve Cooking Vacations, financiado pelo CRESC Algarve. Organizadas em parceria com a Tertúlia Algarvia, estas experiências culinárias ensinarão os visitantes e profissionais do setor a confecionar as melhores iguarias da região.

«A BTL é o salão de referência para a indústria do turismo e o principal evento de promoção turística em Portugal. O Algarve participa na 30.ª edição da feira com o intuito de reafirmar as suas potencialidades diferenciadoras e a sua vasta oferta turística para todos os perfis de viajantes. Este será, sem dúvida, um momento especial para atrair mais turistas para o Algarve, que fechou 2017 com mais de 19 milhões de dormidas», afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.

 

Por: EMIREC