O Município de Alcoutim vai iniciar a Empreitada de Execução de Condutas de Ligação entre o Sistema em Alta (Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve) e em Baixa no Concelho. A deliberação, aprovada no passado dia 14 de fevereiro, em reunião de câmara, vai permitir melhorar a qualidade da água de abastecimento a mais seis localidades.

Trata-se da construção de cinco condutas de ligação entre o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve e as redes de distribuição em baixa, nomeadamente nas localidades mais próximas dos pontos de entrega e onde se torna técnica e economicamente viável, designadamente em Fonte Zambujo, Alcaria Alta, Tacões, Pão Duro, Castelhanos e Laborato.

Assim, para além de se estender o serviço a povoações ainda não abastecidas na área de influência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, a intervenção permite alterar as origens da água, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea, melhorar significativamente a qualidade da água de abastecimento e integrar vários sistemas num único subsistema, com uma origem comum da água.

Pretende-se igualmente com a presente operação otimizar a utilização da capacidade instalada no sistema em alta e aumentar a adesão ao serviço, com a significativa melhoria da qualidade da água de abastecimento.

Financiada pelo fundo de coesão no âmbito do programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), a empreitada tem um preço base de 434.850,21€, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor. Os trabalhos deverão iniciar em março e têm um prazo de execução de oito meses.

 

Por: CM Alcoutim