De portas abertas à comunidade são-brasense desde 2009, o Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel é um espaço de atividade permanente e de afluência crescente de participantes em atividades e de visitantes, no coração do Centro Histórico.

Concebido com o objetivo de valorizar as artes e os ofícios, preservando e transmitindo às gerações do presente e do futuro a sabedoria ancestral dos nossos antepassados, o Centro de Artes e Ofícios é hoje uma referência na valorização do património cultural imaterial do concelho. Diariamente, com uma crescente dinâmica acolhe a maior parte das disciplinas da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, a par de uma diversidade de formações na mais diversas áreas, em parceria com um conjunto de entidades e sempre de portas abertas à comunidade.

Pelas suas aulas sucedem-se reuniões e formações do Município, animadas aulas da Universidade Sénior, cursos promovidos pelo Gabinete de Inserção, numa parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, sessões do Centro Qualifica para aumento das qualificações da comunidade, oficinas de artesanato, aulas de arte e até de gastronomia e culinária, sessões de formação em parentalidade positiva e até sessões em direto com o Zoológico de Lisboa, atividade da Quinta do Peral, entre muitíssimas outras iniciativas que são vida ao antigo edifício do século XVI, outrora Palácio Episcopal onde os bispos do Algarve faziam o seu retiro de veraneio!

Mais tarde, nos alvores do século XX, aquando da autonomia do concelho de São Brás de Alportel, o espaço foi conquistado pelo jovem município, para aqui instalar a primeira escola pública, tendo sucessivamente acolhido atividades educativas. Mais recentemente, a Câmara Municipal realizou obras de reabilitação e adaptou o bonito edifício a Centro de Artes e Ofícios.

Neste espaço funciona também o Ponto de Informação Turística municipal, uma galeria de exposições e a recentemente inaugurada Casa do Artesão.

Várias associações locais e até regionais têm também a sua sede no Centro de Artes e Ofícios como são os casos da Associação de Artesãos e Produtores Locais “Esfera Triunfante”, da Associação de Ténis e Padel de São Brás de Alportel e do Grupo Marafados do TT Algarve.

O espaço funciona habitualmente de segunda à sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Ao fim de semana o Centro de Artes e Ofícios abre as suas portas das 10h00 às 13h00.

 
Por: CM S. Brás de Alportel