Os cinco maiores bancos nacionais – BCP, CGD, Santander Totta, BPI e Montepio – arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento no ano passado, mais 102,8 milhões que os 1.774 milhões de euros conseguidos em 2016. Quer isto dizer que estes bancos cobraram uma média de cinco milhões de euros por dia em comissões.

O banco que arrecadou mais comissões foi o BCP, no valor de 666,7 milhões de euros, segundo a Lusa. O banco público, por sua vez, cobrou mais 15 milhões em comissões em 2017, chegando aos 465 milhões de euros. O Santander Totta arrecadou 331,1 milhões de euros em comissões em 2017 e o BPI conseguiu mais 24 milhões, alcançando no ano passado os 297 milhões de euros. O Montepio também conseguiu receitas de 117 milhões, mais 16 milhões de euros que no ano anterior.

De referir que nestas contas faltam as comissões cobradas pelo Novo Banco e pelo Crédito Agrícola, que ainda não apresentaram os resultados de 2017.

As receitas de comissionamento arrecadadas em 2017 (que integram tanto as comissões cobradas nas operações em Portugal como no estrangeiro, no caso dos bancos que têm operações no exterior) relacionam-se com dois tipos de serviços: serviços diretamente relacionados com a banca tradicional (abertura de processos de crédito, aberturas de conta, por exemplo) e serviços relacionados com atividade de mercados financeiros (operações em bolsa, comissões de corretagem e gestão de ativos, entre outros).

 

Por: Idealista