A participação das pessoas nos processos da governação local, é uma das linhas orientadoras das democracias modernas, por isso a Câmara Municipal de Lagoa desde 2014 está seriamente empenhada em aprofundar as condições e os mecanismos para essa participação e diálogo, através do orçamento participativo municipal.

Desde a primeira edição, a Câmara Municipal de Lagoa em sede de orçamento dotou com 300 mil euros a verba para o orçamento participativo, o que em termos percentuais chegou a ser um dos maiores do país.

Na apresentação pública de algumas das propostas e devido à sua pertinência, Lagoa foi ainda mais além, reforçando a dotação inicial para que nenhuma proposta ficasse de fora, por falta de dotação orçamental.

Até à data foram entregues à população todas as obras concluídas, que a titulo de exemplo, englobam três parques geriátricos, uma ciclovia, uma parede de escalada, o abastecimento de água ao sítio da Canada, melhoria das acessibilidades na Vila de Estômbar; projeto de mobilidade sustentável (bicicletas) localizado em Ferragudo, Carvoeiro e Senhora da Rocha.

Em 2018 renova-se a dotação do orçamento e o desafio à participação mantendo-se o investimento no valor de 300 mil euros/ano, desta vez com o compromisso de Lagoa, sendo neste ano Cidade Educadora, dever assegurar ainda uma maior promoção da participação ativa da população e a disseminação dos valores, e das práticas de cidadania democrática.

Sendo o OP um processo evolutivo dirige-se o apelo a todos aos que nunca participaram, pois, Lagoa é habitada por pessoas atentas e participativas, ligadas às diferentes áreas temáticas, detentoras de valiosas experiências de vida, para que participem, opinem, debatam o que queremos para o território que nos é comum, pois o futuro resulta daquilo que no presente se projeta.

Para facilitar o acesso dos interessados ao processo, na fase da apresentação de propostas, em reuniões públicas, a Câmara Municipal de Lagoa efetua seis Assembleias Participativas, sendo de notar que o seu horário de funcionamento é igual para todas – início às 20h30.

Vila do Parchal  - Sala de reuniões da antiga Junta de Freguesia –– 5 de março;

Vila de Estômbar – Sala de reuniões da Junta de Freguesia – 7 de março;

Cidade de Lagoa –– Sala de reuniões da Junta de Freguesia -  12 de março;

Vila de Carvoeiro - Sociedade Recreativa 20 de Janeiro - 14 de março;

Vila de Porches  – Centro Cultural D. Dinis– 19 de março;

Vila de Ferragudo – Casa do Real Compromisso Marítimo – 21 de março.

 

Por: CM Lagoa