Em abril de 2016, após uma visita ao Posto Territorial da GNR de Aljezur, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Administração Interna sobre as novas instalações da GNR de Aljezur (pergunta n.º 1519/XIII/1.ª).

Na sua resposta, em maio de 2016, o Ministério da Administração Interna informou estar «em curso o levantamento de todas as necessidades de investimento em infraestruturas para que, tendo por base critérios objetivos, se priorize o investimento de forma a salvaguardar a operacionalidade da GNR» e que o Posto Territorial da GNR é «a segunda prioridade de intervenção no distrito de Faro».

Uns meses depois, em outubro de 2016, foi anunciado um acordo entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Aljezur para a construção de um novo quartel destinado a acolher o Posto Territorial de Aljezur da GNR e o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aljezur da GNR, cujas obras, no valor de 1,5 milhões de euros, teriam início em 2017 e seriam concluídas em 2018.

Ontem, dia 12 de fevereiro, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aljezur da GNR.

Além do atraso na concretização do novo quartel, cujas obras ainda nem sequer tiveram início, a delegação do PCP pôde constatar que este subdestacamento tem carência de efetivos, possuindo apenas 30 elementos, quando, para poder cumprir cabalmente a sua missão, precisaria de cerca de 60. A esta acentuada carência, acrescem ainda problemas com os carros-patrulha e os veículos descaraterizados, os quais, encontrando-se em fim de vida, estão frequentemente inoperacionais (na altura da visita da delegação do PCP, três dos cinco carros-patrulha estavam-se avariados, aguardando reparação).

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, questionou o Ministro da Administração Interna, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:

  1. Como justifica o Ministério da Administração Interna que as obras de construção do novo quartel para o Posto Territorial de Aljezur da GNR e para o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aljezur da GNR, anunciadas para 2017, ainda não se tenham iniciado?
  2. Quando terão início essas obras? Quando serão concluídas?
  3. Quando irá o Ministério da Administração Interna proceder a um reforço do efetivo do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aljezur?
  4. Tenciona o Ministério da Administração Interna proceder à substituição dos carros-patrulha e dos veículos descaraterizados ao serviço neste subdestacamento, os quais, encontrando-se em fim de vida, estão frequentemente inoperacionais? Quando serão substituídos?

 

Por: PCP