Ministro da Administração Interna e Sec. Estado das Pescas participam no debate ao lado de dezenas de entidades locais

No próximo dia 24 de fevereiro, Portimão será palco para o maior e mais participado debate económico-empresarial sobre o Barlavento algarvio- Jornadas “ Economia do Barlavento em debate- potencial, problemas e soluções”, que irá mobilizar uma ampla participação associativa- empresarial e lançar um debate aberto em busca das melhores soluções para os problemas centrais da Região, contando com a presença de Suas Exªs o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

É um dia inteiro em que, com espírito de cooperação entre a sociedade civil e entidades públicas, tudo estará em debate e serão equacionadas as questões mais relevantes para o futuro do Barlavento e seus Concelhos, com destaque para a saúde como área chave de bem estar e estabilidade social e fator de atração de investimentos e fixação de residentes e mão de obra, com avaliação da situação e perspetivas. 

O programa destas Jornadas inclui temas escolhidos, face às opiniões ouvidas durante a preparação deste grande debate e reparte-se por oito Painéis, onde intervirão meia centena de credenciados e representativos oradores. Destaca-se,  um  debate de fundo sobre as potencialidades e estrangulamentos, pondo em equação a estratégia de desenvolvimento para Zona, sendo  também temas muito fortes a Inovação, Formação e Emprego. Sectorialmente, são três os Painéis sob o título ” Radiografia dos Setores Económicos e Soluções” e serão escalpelizados, o Turismo, Comércio, Serviços e Desporto”; Desenvolvimento Rural e Florestas e “ Mar e Pescas”. 

O vasto programa das Jornadas reflete a riqueza e potencial da região do Barlavento que abrange os concelhos de Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo que irão ver as suas diferentes realidades expostas através das 25 associações que aqui também intervirão.

Do painel de convidados fazem ainda parte Deputados à Assembleia da República, o Presidente do Turismo de Portugal; o Presidente do Conselho de Administração da Docapesca; o Presidente da CCDRAlgarve; o Presidente da AMAL; Presidentes de Câmara e outros autarcas; o Presidente da Região de Turismo e Diretores Regionais, Autoridades Marítimas, o Comandante Operacional da Proteção Civil; Instituições do Ensino Superior e o Presidente da Associação Académica da UALG.

As Jornadas Economia do Barlavento em Debate são uma iniciativa da  Associação empresarial ALGFUTURO- UNIÃO PELO FUTURO DO ALGARVE, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Portimão e a colaboração dos outros Municípios do Barlavento, tendo surgido do cumprimento de uma das conclusões saídas do 1º Congresso da Associação empresarial, presididas por S. Exa o Presidente da República, com o objetivo de contribuir ativamente para impulsionar a zona do Barlavento na criação de mais riqueza e emprego.

O programa completo das Jornadas e toda a informação associada à sua realização está disponível através do site http://algfuturo.pt/jornadas-economia-do-barlavento/

 

Por: CM Portimão