por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Duarte Nuno Brito Genebra

Ano nascimento: 2003 (26 janeiro)

 

 

Há jogadores assim. Jogadores que após poucos minutos de observação em jogo atraem a nossa atenção. Uns por uma razão, outros por outra e até uns pela positiva e outros pela negativa. Duarte Genebra é um jovem, Iniciado 2º ano, que se destaca. Jogando geralmente a defesa central, denota uma leitura de jogo invulgar para a idade, o que lhe permite antecipar os lances, adivinhando-os. Tal possibilita-o chegar à bola antes dos adversários, independentemente do facto de ser mais ou menos rápido que estes. Como consequência dessa perspicácia táctica, surge quase sempre no sítio certo, impedindo ataques contrários, inviabilizando linhas de passe e dobrando os laterais com critério. Dotado de boa técnica, Duarte Genebra incorpora-se bem no processo ofensivo, variando constantemente, e de forma dinâmica, o flanco do jogo, contribuindo, e muito, para a abertura de brechas no esquema defensivo do adversário. Também no jogo interior Duarte não se sente como peixe fora da água. Triangulações rápidas e precisas em progressão são frequentes, apesar de evidenciar alguma dificuldade na pressão à retaguarda.

Por outro lado, e sendo coreograficamente elegante, transmite a ideia de que jogar futebol é tão fácil e tão natural como … respirar.

Estamos, assim, na presença de um mui promissor jogador, com condições para atingir patamares interessantes no mundo do futebol. Tem, no entanto, que entender que o futebol é, acima de tudo, eficácia, e Duarte Genebra, como bom jogador que é, tem a tendência para fazer o que a maioria dos bons jogadores da sua idade fazem: jogar de forma mais bonita do que é necessário. O que, no cômputo geral, não é aconselhável. Nomeadamente quando joga tão perto da baliza da sua equipa.

Nada que Duarte Genebra não entenderá a curto prazo, quer pelos ensinamentos do Departamento Técnico do Louletano quer, simultaneamente, pela superior experiência e maturidade futebolística que vai adquirindo.