Que comprar casa em Portugal é cada vez mais caro não é novidade. Mas os números relacionados com o preço da habitação têm mais impacto quando comparados com os de outros países.

Vamos a isso: no terceiro trimestre do ano passado, os preços das casas em Portugal subiram 10.4% face ao período homólogo, trata-se da terceira maior subida entre os países da União Europeia (UE).

Para se ter uma ideia, o preço das casas aumentou, em termos homólogos, 4,1% na média da Zona Euro e 4,6% na média da UE, segundo o Eurostat. Só República Checa (12,3%) e Irlanda (12%) apresentam valores mais elevados que Portugal. 

Em termos trimestrais – no terceiro trimestre de 2017 face ao segundo –, a subida de preços verificada em Portugal (3,5%) é a quarta maior da UE. Só Irlanda (5,7%), Malta (4,3%) e Holanda (3,7%) batem os números nacionais.

Eurostat

Eurostat

De referir que comprar casa encareceu, no período em causa, 1,7% na Zona Euro e na UE, bem menos, portanto, que em Portugal (3,5%).

Por outro lado, em termos trimestrais, os preços da habitação baixaram na Roménia (1,6%), Finlândia, Itália (0,5% em cada) e Chipre (0,3%). Em termos homólogos, diminuíram apenas na Itália (0,9%).

 

Por: Idealista