O Município de Monchique assinou, no passado dia 15 de janeiro, um protocolo com a EDP Distribuição com vista à promoção da eficiência no consumo de energia elétrica neste concelho.

Com este protocolo, que visa a substituição de todos os tipos de iluminação, luminárias, lâmpadas e apoios a utilizar na iluminação pública do concelho, nas zonas urbanas, rurais e semiurbanas, jardins, parques públicos e zonas de lazer, por lâmpadas LED, pretende o Município de Monchique reduzir substancialmente o consumo e consequentemente os custos de energia, abrangendo assim as freguesias de Monchique, Marmelete e Alferce.

A assinatura do protocolo teve como objetivo atualizar o Anexo I do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão, passando a contemplar Luminárias de tecnologia LED no seu catálogo de luminárias correntes, de que resulta a instalação destes equipamentos em condições muito vantajosas para o Município. Por outro lado, permite que a EDP Distribuição, no âmbito das suas responsabilidades de concessionário, promova a substituição gradual das luminárias existentes por luminárias LED, com ganhos de eficiência energética que resultarão na redução dos custos do Município com iluminação pública.

O plano de substituição gradual de luminárias de iniciativa da EDP Distribuição iniciou-se em 2016, tendo sido substituídas até final de 2017, 324 luminárias das 3032 existentes.

Este plano prosseguirá este ano e nos próximos, estando previsto substituírem-se mais 200 luminárias em 2018 e 350 em 2019. Espera-se, no  final do próximo ano, a substituição de 874 luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio por luminárias da tecnologia LED, correspondendo a 29% do parque de luminárias do concelho de Monchique, sendo expectável que esta ação resulte na redução de consumo de eletricidade na ordem dos 15% face aos consumos pré.-LED.

Na assinatura do Protocolo estiveram em representação do Município de Monchique, o seu presidente Rui André e da EDP Distribuição, o Eng. Eugénio Sousa.

Para Rui André, presidente da Câmara de Monchique ‘esta é também uma forma de contribuir para o reforço da qualidade de vida de todos os monchiquenses, aumentando o sentimento de segurança da população, bem como do contributo para o embelezamento do espaço público através de uma solução moderna, inovadora e que é ao mesmo tempo mais económica e amiga do meio ambiente’.

Adiantou o presidente que, ‘para além da redução da fatura energética que é tão importante para quem tem orçamentos baixos, a tecnologia LED permite diminuir os custos de manutenção e assegurar uma longa vida útil das luminárias, reduz as emissões de CO2 e minimiza os desperdícios de luz’.

 

Por: CM Monchique