O presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, fez um apelo, em carta enviada ao ministro da Saúde para que tome medidas «para resolver de imediato o estado dos serviços de Saúde no Algarve».

Aponta os relatos e imagens dramáticas que os Media todos os dias publicam sobre a forma desumana “como estão a ser tratadas as pessoas (residentes e turistas) sobretudo as mais idosas, que recorrem aos serviços de urgência dos Hospitais da Região do Algarve e particularmente o de Faro”.

A insuficiência e deficiente qualidade dos “serviços hospitalares e de saúde da Região, para além de lamentáveis, provocam em residentes e turistas desconfianças e receios quanto à capacidade de resposta dos mesmos quando as pessoas precisam de aceder de urgência a esses serviços.

Considera o Presidente do Turismo que deste modo se está a pôr em causa a própria Região de Turismo, destino turístico de excelência e a mais importante do país, premiada mundialmente, cujas” receitas contribuem substancialmente para a riqueza do País”. Acresce que isto se verifica num momento em que mercados de turismo concorrentes estão a recuperar, ameaçando os fluxos de turismo para o Algarve.

Desidério Silva afirma que a sua reivindicação é feita “não apenas pelo Turismo do Algarve mas principalmente, pelo direito fundamental de algarvios e visitantes” a serviços de saúdehumanos e eficientes e atentem particularmente “nas necessidades dos mais carenciados e desprotegidos”«, que são os que mais sofrem.

O Presidente do Turismo apela por isso a que sejam tomadas medidas urgentes para que os Hospitais e Serviços de Saúde no Algarve sejam dotado ”dos meios técnicos e humanos suficientes para poderem dar resposta adequada às populações do Algarve”.

 

Por: EMIREC