O Município de Lagos foi recentemente distinguido no Concurso de Boas Práticas “O Planeta é a Tua Terra”, no âmbito da Campanha da Bandeira Azul 2017. O projeto da autarquia “Uma Partilha de Ideias e Gerações. É Tempo de Agir – Lagos na Onda do Verão” recebeu uma Menção Honrosa.

Este ano o Programa Bandeira Azul lançou no verão um novo desafio - para cuidar do Planeta devemos começar por cuidar da nossa terra. É tempo de agir. Começar a cuidar do mundo a partir do nosso quintal é o passo natural depois de termos aprendido a cuidar da casa.

“O Planeta é a Tua Terra” foi o mote deste ano da Campanha da Bandeira Azul, todos os anos promovida pela ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa.

Em Lagos, os resultados da filosofia da Bandeira Azul ao longo dos anos são bem visíveis, tanto ao nível do ordenamento do território como a forma consciente como se passou a encarar o ambiente e a necessidade de se garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, e este ano quisemos fazer ainda mais: envolver ainda mais a comunidade para “cuidar” da sua terra.

Neste sentido, o Município de Lagos promoveu, à semelhança do que tem feito nos últimos anos, a Campanha “Lagos na Onda do Verão” dentro desta temática. Das variadas ações que a mesma integra foi promovido o projeto “Uma Partilha de Ideias e Gerações. É Tempo de Agir – projeto que foi agora distinguido com uma Menção Honrosa no Concurso de Boas Práticas.

Recorde-se que este concurso premeia e dá visibilidade a projetos ambientais saudáveis, inovadores, que envolvendo a comunidade visam mitigar as alterações climáticas e procuram uma adaptação à nova realidade. O júri foi composto por cinco entidades, designadamente, a Associação Bandeira Azul da Europa, Agência Portuguesa do Ambiente, Associação Portuguesa do Lixo Marinho, Direção Geral dos Assuntos do Mar/Instituto Socorros a Náufragos e Fundação Vodafone, patrocinadora do concurso.

Recorde-se que a Bandeira Azul representa a garantia da qualidade das águas balneares, das infraestruturas de apoio das praias, bem como do interesse das ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela autarquia. A este propósito será de relembrar o facto do projeto do Município “Campanha Bandeira Azul – Lagos na Onda do Verão”, ter sido este ano igualmente distinguido com uma Menção Honrosa pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC), no âmbito do concurso M2V – Melhores Municípios para Viver, na categoria de valorização ambiental, reconhecendo desta forma a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia na área da sensibilização e educação ambiental e de valorização deste importante património.


Por: CM Lagos