No próximo dia 16 de dezembro, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe o lançamento do «Caderno do Arquivo Nº 13». Cristóvão Almeida irá apresentar o tema “Da Vila ao termo. O território de Loulé na Baixa Idade Média”.

Após a conquista do Algarve, em meados do século XIII, o primeiro recorte territorial efetivado por parte dos cavaleiros cristãos definira a proeminência de quatro urbes, cada qual com um espaço próprio adscrito - Silves, Faro, Tavira e Loulé.

Este livro pretende representar Loulé como um território e não apenas como uma vila medieval. Um espaço composto por um extenso lado rural - o termo - que era necessário povoar, gerir e organizar; e por um lado urbano - Loulé - a partir do qual quase tudo se decidia, sendo o centro de diversas jurisdições coexistentes: um concelho, uma paróquia e um almoxarifado.

Cristóvão Almeida é licenciado em História (via Estudos Islamo-Árabes) pela Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, desde 2014, e mestre em História e Patrimónios (via História do Algarve) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, desde 2017.

 
Por: CM Loulé