O município de Albufeira já deu início às festividades da quadra natalícia com um vasto leque de iniciativas pensado para toda a família. Entre atividades culturais, lúdicas e desportivas, Albufeira vai ser palco de animação e tradição até ao dia 6 de janeiro de 2017.

“Este ano preparámos um plano de iniciativas que promete oferecer aos algarvios e a todos os turistas momentos de muita alegria e muita cultura. Temos diversas atividades direcionadas a todas as faixas etárias e mantivemos a tradição da região aliada à boa disposição. O Natal e o Fim de Ano são sempre um marco muito importante em Albufeira e, à semelhança dos anos anteriores, tudo é pensado em prol das pessoas. Queremos, sobretudo, proporcionar momentos inesquecíveis e marcantes nesta época de paz e alegria”, revela Carlos Eduardo da Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

O Presépio de Rua, patente entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz, é uma das iniciativas já a decorrer que vai estar disponível até ao dia 6 de janeiro de 2017. Este presépio é da autoria da escultora britânica Toin Adams e é composto por um conjunto de 30 figuras que dão a conhecer a história da Natividade.

Até ao dia 7 de janeiro, o município garante a animação na pista de gelo Snowland, uma experiência localizada em frente à Câmara Municipal onde haverá espaço para um globo de neve, uma casa de duendes, um parque de neve, uma zona dedicada às crianças com insufláveis e piscina de bolas, contos, teatro e muita alegria reservada.

O Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul tem entrada livre e está agendado para o dia 15 de dezembro, às 21h30, no auditório municipal. O espetáculo inclui os momentos Coleridge Taylor – abertura de Natal; Tchaikovsky – Suite de “O Quebra Nozes”; L. Mozart – Um passeio de trenó musical; E. Waldteufel – Valsa dos Patinadores; I. Berlin – White Christmas e J. Avery – Pop into Christmas.

O desporto também vai reinar nesta quadra festiva com a realização da Marcha/Corrida do Pai Natal no dia 17 de dezembro, às 10h, junto ao Mercado Municipal dos Caliços. Os participantes têm à disposição dois percursos, um de 5 e um de 9 quilómetros, que poderão ser realizados a correr ou caminhar. O município oferece ainda a todos os participantes um kit com água, fruta e, para se equiparem a rigor, uma t-shirt e um gorro do Pai Natal.

No final do ano, dia 30 de dezembro, realiza-se a partir das 15h, na Rua 5 de Outubro, o evento “Bolo Rei Solidário”. Este bolo terá 250 metros de comprimento e o valor arrecadado com a venda das fatias irá reverter a favor da Associação dos Voluntários de Albufeira.

Para fechar o ano com boa disposição, decorre entre os dias 29 e 30 de dezembro e 1 e 2 de janeiro, no Palácio de Congressos do Algarve (Herdade dos Salgados), a 12ª edição do SOLRIR. Este que é já considerado o melhor festival do humor nacional vai contar com nomes como Eduardo Madeira, Fernando Rocha, Herman José e Nilton no cartaz deste ano. O SOLRIR, uma iniciativa da Press Happiness em colaboração com o Município de Albufeira, realiza-se desde 2006 e já contou com a participação de mais de 200 humoristas nacionais e internacionais e milhares de espetadores em cada uma das suas edições.

 

Por: LPM