No próximo dia 14 de dezembro, pelas 21h30, as mundialmente reconhecidas Angelite – Vozes Búlgaras encerram da melhor forma a temporada de programação do Cine-Teatro Louletano, fechando assim também, com uma presença internacional, o ciclo musical “Femina”, iniciado em janeiro deste ano e dedicado a grandes vozes no feminino, por onde passaram, sempre com sessões esgotadas, intérpretes como Teresa Salgueiro, Rita Redshoes, Luísa Sobral, Aurea, Capicua, Cristina Branco e Ana Bacalhau.

As Angelite são vozes fascinantes, o estilo e a ornamentação vocal são arcaicos, distintos e enraizados em séculos de tradição local, os sons que emitem têm um timbre tão peculiar que quase parece não serem produzidos pelo aparelho vocal humano. Formado em 1987 a partir do extinto coro da Rádio Nacional Búlgara pela manager Tanja Andreeva, o coro tem atualmente duas dezenas de cantoras de todo o país e é dirigido pelo maestro Georgy Petkov. Em dezembro de 2017 as Angelite completam 30 anos, tantos quanto o sucesso internacional que têm alcançado em centenas de concertos por todo o mundo com destaque para a Gala da entrega do Prémio Nobel da Paz de 1996, o concerto na Praça Vermelha em Moscovo com Pavarotti, o concerto para o Marajá da India, o concerto no Vaticano, o concerto na entrega dos Grammy em 1999, o concerto no Herad Antic Theatre (Acrópole) e colaborações com Stevie Wonder, Björk, Bobby McFerrin, Phil Collins, Jan Garbarek, Angelique Kidjo, Enrique Morente, The Chieftains, Maria Farantouri, António Zambujo, entre muitas.

Ao longo destes anos o fascínio internacional pela sua singularidade e qualidade tem-se mantido inquebrável. Nas digressões realizadas por todo o mundo as Angelite têm despertado o entusiasmo dos públicos com a surpreendente, encantadora e incrível precisão do seu cantar capaz de tocar a alma de quem as escuta. O programa que as Angelite apresentam nesta tour inclui, na primeira parte, cantos ortodoxos orientais, composições criadas entre o séc. XIII e o séc. XX, música religiosa que se mantém na prática litúrgica da Igreja Ortodoxa Búlgara. A segunda parte inclui temas tradicionais cantados há séculos, a capella, em aldeias camponesas isoladas do Ocidente, cujas tradições vocais têm sido mantidas nas suas caraterísticas e espiritualidade originais, bem como alguns temas criados por compositores modernos búlgaros como Philip Koutev, Ivan Spassov e o próprio maestro Georgy Petkov.

O concerto tem a duração aproximada de 90 minutos, destina-se a maiores de 6 anos e os bilhetes têm um custo associado por pessoa de 15 euros, passando para 13 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

 

Por: CM Loulé